Japão faz 1º transplante de pulmão de doador vivo para paciente com coronavírus

Japão faz 1º transplante de pulmão de doador vivo para paciente com coronavírus

O Hospital Universitário de Kyoto, no Japão, realizou com sucesso nesta quarta-feira (7/4) o primeiro transplante de pulmão de um doador vivo a uma paciente recuperada da Covid-19. Marido e filho doaram tecidos pulmonares à mulher, que usava pulmão artificial, revelou a CNN.

De acordo com os médicos do hospital de Kyoto, a mulher foi submetida a uma cirurgia que durou 11 horas e envolveu uma equipe de 30 pessoas, para transplantar tecido pulmonar de seus familiares – o marido doou parte do pulmão esquerdo e o filho, parte do direito. Ela teve os pulmões gravemente afetados pela Covid-19.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Não são raros os casos de pacientes que tiveram os pulmões prejudicados pela doença que receberam transplantes de pulmão como parte da recuperação. Mas segundo o hospital de Kyoto, este foi o primeiro caso em que o tecido pulmonar foi transplantado de doadores vivos para um paciente de Covid-19. “Demonstramos que agora temos a opção de transplantes de pulmão de doadores vivos”, disse à imprensa o cirurgião torácico que conduziu a operação, Hiroshi Date, conforme a CNN.

A paciente, identificada apenas como ‘uma mulher da região oeste de Kansai’, no Japão, contraiu a Covid-19 no final do ano passado e ficou meses em uma máquina que funcionava como um pulmão artificial, de acordo com o hospital de Kyoto. A Covid-19 causou tantos danos aos pulmões dela que eles não funcionavam mais, e ela precisou de um transplante para viver.

Segundo comunicado do hospital, o marido e o filho da paciente estão estáveis. A mulher segue em cuidados intensivos e deve ficar em recuperação por mais dois meses no hospital. Transplantes de doadores com morte cerebral ainda são raros no Japão, e doadores vivos são considerados a melhor opção. Para Hiroshi Date, a operação deu esperança aos pacientes que sofrem de graves danos pulmonares causados pela Covid-19.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Estudo divulgado no início do ano com mais de 1.700 pacientes tratados na cidade chinesa de Wuhan – marco zero da pandemia – descobriu que os raios-X de pacientes gravemente doentes mostraram evidências de danos pulmonares meses após a infecção por Covid-19.

“A patofisiologia da doença provocada pelo novo coronavírus ainda precisa ser muito estudada. Os pulmões são frequentemente afetados, provavelmente porque esse vírus acarreta uma ativação imunológica descontrolada, causando um aumento na liberação/ativação de citocinas inflamatórias”, esclarece o farmacêutico e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni.

Ele conclui destacando que, com as pesquisas sobre a Covid-19, novas formas de tratamento serão incorporadas. “À medida que houver mais estudos sobre esse vírus e suas enzimas, mais perto estaremos do desenvolvimento de antivirais potentes e específicos”.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia Hospitalar, coronavírus, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS