Medicamentos e seringas são encontrados em lixeira

Medicamentos e seringas são encontrados em lixeira

Medicamentos vencidos e seringas foram jogados em uma lixeira aberta ao lado de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Conjunto Santos Dumond, em Manaus (AM). Um morador que passava pelo local fez imagens do material descartado de forma irregular, revelou o G1.

As imagens foram feitas e divulgadas na manhã de ontem (29/12). No vídeo, é possível observar também bolsas de soro e uma variedade de medicamentos.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus informou que os medicamentos não pertenciam ao órgão. Mas como os itens foram encontrados perto da UBS, foi feito contato com a Central de Medicamentos do Estado (Cema), que providenciou a retirada.

publicidade inserida(https://www.maxmilhas.com.br)

A Cema informou ao G1 que vai rastrear a origem do medicamento. E após o procedimento, como os medicamentos e seringas estão fora da validade, será feita a incineração dos produtos.

Seja qual for a origem ou tipo, o descarte de resíduos, medicamentos e outros produtos de uso hospitalar deve ser feito seguindo regras específicas que evitem contaminação ambiental.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Foram estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regras de âmbito nacional sobre acondicionamento e tratamento de resíduos hospitalares, desde a origem até o destino final, geralmente o incinerador. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), a incineração é a ação mais executada no Brasil para resíduos químicos como medicamentos e vacinas e a ação corresponde a quase 59% do destino final.

As regras de descarte da Anvisa devem ser seguidas por hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos de saúde. O objetivo da medida é evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes que atinjam profissionais que trabalham diretamente nos processos de coleta seletiva do lixo hospitalar, bem como no armazenamento, transporte, tratamento e destinação desses resíduos, conforme revelou o site eCycle.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS