Vacina inédita para Covid-19 à base de plantas entra na fase final de testes

Vacina inédita para Covid-19 à base de plantas entra na fase final de testes

No Paraná, os testes da fase 3 de uma nova vacina contra a Covid-19 estão prestes a serem concluídos. No entanto, não se trata de um novo imunizante qualquer, e sim da primeira vacina do mundo desenvolvida à base de plantas para combater o novo coronavírus.

Conforme reportado pelo portal 2A+Farma, o desenvolvimento da vacina foi feito pela Science Valley Research Institute (SVRI), companhia de pesquisa clínica e serviços de P&D. As farmacêuticas GSK e Medicago estão patrocinando todo o desenvolvimento do inédito imunizante.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O estudo da fase 3, que busca comprovar a segurança e eficácia da vacina, foi iniciado no Hospital do Rocio, em Campo Largo. Porém, os testes das fases 1 e 2 começaram globalmente em 2020.

O investigador principal do estudo e infectologista do Hospital do Rocio, doutor Kengi Itinose, explicou os ótimos resultados que o produto inovador já apresentou: “O que podemos dizer é que os estudos da fase 1 da vacina da Covid-19 à base de plantas foram iniciados em 2020 no Canadá com respostas promissoras de anticorpos em 100% dos 180 voluntários saudáveis que participaram do estudo”, explicou ele.

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/lancamento-inteligencia-visao-regulatoria-farma-ind?utm_campaign=IVR-JUL21&utm_medium=link-bio&utm_source=instagram&utm_campaign=IVR-JUL21&utm_medium=privado&utm_source=whatsapp)

Estudos no Brasil e busca por voluntários

O estudo da fase 3 no Brasil começou em maio passado e deve ser concluído no próximo mês, agosto, quando atingir o número projetado de voluntários. O ensaio já recebeu mais de 300 pessoas elegíveis para os testes. Ainda assim, há vagas para novos interessados em fazer parte dos testes, pois a pretensão é chegar até 480 voluntários somente no Paraná.

Além disso, em âmbito nacional, a expectativa é atingir 10 mil voluntários. Enquanto globalmente, a meta é até 30 mil pessoas. A preferência de perfil para os testes é de homens e mulheres, com idades de 18 a 25 anos, que não tenham tido Covid-19 e que ainda não se vacinaram contra a doença.

Os brasileiros interessados podem se inscrever no programa pelo site da Science Valley (acesse o link aqui) ou no portal do Hospital do Rocio (acesse o link aqui). Os pacientes que participarem do teste terão acompanhamento por cerca de um ano pela equipe de especialistas da companhia.

O sócio fundador da Science Valley, Leandro Agati, destacou que o estudo é muito relevante para o Brasil, pois este é o quinto voltado à Covid-19 que é realizado no País e fez o convite aos voluntários:

 “Estamos em busca de voluntários que irão trabalhar a favor da vida, ciência, colaborando com um estudo que tem importância para o mundo. A ciência carece de parceiros para transmitir informações sérias, baseadas em evidências de estudos como esse”.

Aprovação da Anvisa

Cabe destacar que em abril passado, após análise dos estudos internacionais das fases 1 e 2, que comprovaram um nível de segurança aceitável, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a realização dos testes da fase 3 no Brasil.

O gerente-geral da Anvisa, Gustavo Mendes, que também é professor no ICTQ - Instituto de Pesquisa e Tecnologia para o Mercado Farmacêutico, na Pós-graduação de Assuntos Regulatórios, detalhou como se dá a fase 3 dos estudos no País:

“A fase 3 é a confirmatória, nela a gente recruta um número grande de voluntários, milhares. E nesses milhares de voluntários, os grupos são testados tanto com a vacina, quanto com o placebo para confirmar que realmente a vacina é segura e eficaz. Só depois de todas essas fases concluídas é que a Anvisa pode aprovar uma vacina para uso na população”, explicou Mendes, na série exclusiva do ICTQ, Farmacêuticos pela Vacina, no canal do Youtube da entidade (confira vídeo completo aqui).

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia Clínica, Covid-19, vacina

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS