Farmacêuticos criam teste inédito que detecta três anticorpos do coronavírus

Farmacêuticos criam teste inédito que detecta três anticorpos do coronavírus

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) criaram o primeiro teste capaz de fazer a detecção, de maneira simultânea, de três anticorpos reativos ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), aumentando e melhorando as chances de um diagnóstico precoce da doença, revelou a Capes em seu site.

O trabalho foi realizado pelos cientistas da UFPR, em colaboração com o Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba (PR). O anúncio foi feito poucos dias depois da Universidade Federal de São Carlos (UFScar) apresentar o registro das patentes de dois métodos inéditos de verificação da Covid-19.

De acordo com os pesquisadores da UFPR, o produto tem poder de detectar a presença dos anticorpos dos tipos IgG, IgM e IgA, reagentes ao SARS-CoV-2. Para alcançar essa tripla conquista, os cientistas utilizaram um método diferente, a citometria de fluxo, um equipamento com capacidade de avaliar diferentes parâmetros simultaneamente.

“Existem controvérsias na correlação dos anticorpos IgG e IgM na severidade da Covid-19. Contudo, essa correlação parece ser mais evidente quando investigados os níveis de IgA, explicou o farmacêutico e professor Glaucio Valdameri, um dos criadores do projeto, que conta também com a farmacêutica e bolsista da Capes, Ingrid Zattoni.

“Dessa forma” – continuou o professor – “a detecção simultânea dos três anticorpos, IgG, IgM e IgA pode ser mais eficiente na estratificação do quadro clínico do paciente, além de possibilitar um melhor entendimento da resposta imune frente a infecção com o vírus”.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Segundo Valdameri, o teste criado pela UFPR é o primeiro baseado em citometria de fluxo a ter capacidade para detectar, com apenas uma amostra de sangue, os três tipos de anticorpos. Ele observa, inclusive, que nem a Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador de medicamentos dos Estados Unidos, possui um teste comercial aprovado para detecção de IgA.

“Há muitas perguntas ainda a serem respondidas sobre a Covid-19, mas acreditamos que estamos no caminho certo. Já avançamos muito, mas sabemos que faltam elementos para compreendermos totalmente o mecanismo desta doença”, concluiu o professor.

Farmacêuticos e inovações 

O farmacêutico e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni, frisa que o profissional de Farmácia deve participar ativamente de inovações em saúde. 

“O farmacêutico deve estar sempre antenado na evolução das bases terapêuticas e diagnósticas de patologias mais prevalentes, com atenção especial neste momento ao novo coronavírus”, diz Poloni. “Em consequência, o farmacêutico, com seu conhecimento atualizado em fontes confiáveis, incluindo as bases de dados, ele pode servir de disseminador de conteúdo seguro, combatendo as fake news e contribuindo para o aprendizado de todos os pacientes”, finaliza.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Farmácia Clínica, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS