Cientistas descobrem ‘vírus bom’ que pode combater o câncer

Cientistas descobrem ‘vírus bom’ que pode combater o câncer

Pesquisadores da área de oncologia estão trabalhando no desenvolvimento de novas estratégias de combate ao câncer baseadas em vírus oncolíticos. Esses são os ‘vírus bons’, que têm o potencial de infectar, replicar e causar a morte de células cancerosas.

De acordo com informações do Olhar Digital, a equipe de cientistas estudou o potencial do vírus H-1PV, que tem sido chamado de “destruidor de câncer”.

Entre suas características, esse vírus pode se ligar às células cancerosas, entrar nelas e, posteriormente, atingi-las, seja causando o declínio dos sintomas ou, até mesmo, morte dessas células. Os resultados preliminares do potencial dos vírus bons foram publicados na prestigiada revista Nature.

Segundo o Medical Xpress, essas pesquisas trazem um forte avanço das estratégias de combate ao câncer baseadas em vírus, e que pode significar a construção de terapias alternativas e inovadoras no tratamento de tumores.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A maior das vantagens dos vírus oncolíticos é a capacidade de infectar e matar apenas as células tumorais. Ou seja, não atingem células de tecidos saudáveis.

Porém, apesar de seu grande potencial clínico, esses vírus não seriam usados como um tratamento autônomo contra o câncer, já que não é capaz de provocar a regressão completa de um tumor.

Os estudos ainda estão em fase inicial, mas são animadores, já que podem ser uma alternativa de tratamento auxiliar alternativo para determinados tipos de câncer, em determinados perfis de pacientes.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Particularidades em cada caso

Segundo a reportagem, cada caso deve ser visto em particular, isso devido ao grau das diferentes respostas e níveis de sensibilidade dos pacientes ao tratamento. Assim, é importante que os médicos consigam determinar quais pacientes são vítimas de tumores vulneráveis aos vírus, pois eles têm uma maior probabilidade de se beneficiar dessa nova terapia contra o câncer.

Por isso, os pesquisadores estão buscando entender as principais características das células cancerosas hospedeiras que facilitam o processo de infecção por parte dos vírus oncolíticos. Isso deve permitir que os processos de replicação dos vírus e morte das células possam ser ainda mais eficientes.

Atuação do farmacêutico

Cabe lembrar que tanto na pesquisa clínica quanto na administração de novos medicamentos oncológicos, o farmacêutico com atuação em oncologia tem um papel fundamental. O professor da Pós-graduação em Farmácia Hospitalar e Clínica do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Nelson Belarmino, explica algumas atribuições.

Segundo ele, o farmacêutico, como membro da equipe de pesquisa clínica, pode desenvolver atividades relacionadas ao produto investigacional (droga teste), como armazenamento, dispensação e controle desses produtos, assim como a logística para um recebimento e acondicionamento com qualidade.

“Outra responsabilidade do farmacêutico nos estudos clínicos é de coordená-los, sendo o responsável pela parte burocrática (regulatória, logística de atendimento de pacientes, treinamento da equipe, acompanhamento de vistas de monitorias, comunicação com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), reporte de eventos adversos sérios ao patrocinador etc.), sem se esquecer da atividade clínica que ele pode desenvolver, acompanhando pacientes durante as consultas e durante os seguimentos, sempre reportando as informações clínicas ao patrocinador, por meio do preenchimento das fichas clínicas”, explicou Belarmino em recente entrevista concedida à Instituição.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente..

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS