Vietnã detecta variante híbrida e mais perigosa da Covid-19

Vietnã detecta variante híbrida e mais perigosa da Covid-19

No Vietnã, uma nova mutação do coronavírus foi identificada e já causa preocupação nas autoridades do país, isso porque, essa nova variante é uma combinação das cepas da Índia e do Reino Unido e tem potencial de se espalhar muito rapidamente por via área.

A confirmação do surgimento dessa nova e perigosa variante foi dada pelo ministro da Saúde do Vietnã, Nguyen Thanh Long, neste sábado (29/05), conforme divulgou a CNN Brasil.

De acordo com o ministro, desde o final de abril já foram registrados quase 7 mil casos de Covid-19, e, mais da metade destes pacientes foram infectados pela nova variante, que já ocasionou 47 mortes.

"O Vietnã descobriu uma nova variante da Covid-19 combinando características das duas variantes existentes encontradas pela primeira vez na Índia e no Reino Unido. A nova variante é muito perigosa ", disse Long.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Cabe lembrar que o Vietnã já havia detectado anteriormente sete variantes do vírus, entre elas, a B.1.1.7, conhecida como variante do Reino Unido, e a B.1.617.2 – chamada de variante indiana.

De acordo com o ministro, a “nova é uma variante indiana com mutações que originalmente pertencem à variante do Reino Unido". Ele ainda acrescentou que, em breve, as autoridades vão anunciar o nome e as características detalhadas da variante recém-descoberta.

Com base nos estudos de laboratório, Long afirmou que a nova variante é muito mais transmissível do que as mutações anteriormente conhecidas, pois em ambiente de análise o vírus se replicou muito rapidamente.

Ele disse que isso poderia explicar o fato de tantos novos casos terem surgido em diferentes partes do país em um curto período de tempo.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Como se proteger das novas variantes?

Em meio ao surgimento de mutações do coronavírus, a melhor alternativa para evitar que essas variantes se propaguem e acometam mais vítimas é dar continuidade ao isolamento social, assim como todos os cuidados preventivos contra a Covid-19.

O farmacêutico e professor da pós de Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica do ICTQ - Instituo de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Thiago de Melo, explica que essas ações são fundamentais para combater as novas variantes da doença.

Segundo ele, pensando de forma coletiva, com essas iniciativas é possível desafogar os sistemas de saúde, que ainda se encontram colapsados em muitas regiões do País.

“Com menos Sars-CoV-2 circulantes, o impacto sobre as novas variantes também pode ser suavizado, afinal, com menos ‘casas’ para o vírus morar, menos chance de ele trocar seus códigos", disse ele, em recente entrevista à equipe de jornalismo do ICTQ.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente..

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia Clínica, Covid-19, pandemia

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS