Uso descontrolado de cortisona em casos de Covid-19 pode aumentar diabetes

Uso descontrolado de cortisona em casos de Covid-19 pode aumentar diabetes

O uso indevido ou exagerado de cortisona, para tratar Covid-19, pode trazer uma série de complicações futuras à saúde do paciente, entre elas, elevar a glicose no sangue ou bloquear a produção de insulina pelo pâncreas. Com isso, podem ocorrer alterações no organismo, como, por exemplo, aumento do diabetes.

Esse alerta foi dado pelo endocrinologista da Unicamp, Bruno Genolese, que, em entrevista ao G1, explicou já haver casos que comprovam essas consequências dos corticoides, quando usados de forma indevida para tratar a Covid-19.

"A cortisona foi usada de uma maneira exagerada, principalmente para pessoas que não estavam internadas. E isso levou ao aumento de novos casos de diabetes para quem já tinha propensão. Para quem tinha diabetes, piorou o controle da doença, e para quem só usava comprimidos, passaram, em alguns casos, a ter que usar insulina de uma maneira definitiva", explicou Genolese.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O médico também alerta que as mudanças de hábitos, decorrentes da pandemia, podem agravar a situação no futuro. Isso porque uma grande parcela das pessoas está ficando em casa, consumindo mais alimentos e, por outro lado, praticando menos atividades físicas e, também, houve redução nas consultas médicas, já que o atendimento na Saúde está priorizado na Covid-19.

"Somente daqui a alguns anos nós podemos colher frutos bem negativos, que seria o aumento das complicações crônicas do diabetes”, enfatizou o endocrinologista.

Como exemplo dessas complicações, ele cita problemas na retina, na circulação, e até mesmo nos rins e sistema cardiovasculares. Nesses casos, podem ocorrer cegueira, amputações e até cenários mais graves. “Por conta do que? Mal controle e pouco acompanhamento médico", alertou.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Diabetes pós Covid-19

O advogado Fernando Rodrigues é um caso que justifica o alerta do médico. Rodrigues teve Covid-19 no final do ano passado, cuidou da doença em casa e usou cortisona. Porém, depois de se curar do vírus descobriu que ficou diabético.

"Comecei a ter muita sede, sede de uma em uma hora eu tomava água, ia para o banheiro para urinar. À noite levantava também. Fui ao hospital e a enfermeira fez o teste da glicemia, e aí ela até assustou. A glicemia está muito alta. 'Falei: Alta quanto?' E estava mais 600. A maquininha marcava até 600", recorda.

Complicações além do cortisona

O farmacêutico e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni, lembra que, além dos corticoides, qualquer fármaco consumido de forma exagerada ou indevida, pode trazer sérias consequências à saúde.

“Ressalta-se que o uso indiscriminado de medicamentos pode causar sérias lesões à saúde do paciente, não devendo ser utilizado sem prescrição médica”, disse ele, em entrevista exclusiva à equipe de jornalismo do ICTQ.

Participe também: Grupos de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Medicamentos, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS