Antiviral demonstra alta eficácia contra a Covid-19

Antiviral demonstra alta eficácia contra a Covid-19

Em recente estudo publicado na revista Viruses, pesquisadores da China e do Reino Unido afirmam que há um medicamento antiviral com alto potencial de tratar o coronavírus.

Segundo a publicação, esse antiviral é o chamado tapsigargina e sua eficácia contra vírus de gripes é “centenas de vezes maior” do que a de outros medicamentos.

O tapsigargina é a base de plantas e, anteriormente, estudos sobre ele já revelaram que, quando administrado em doses pequenas, ele é capaz de ativar a resposta imune antiviral congênita contra três tipos de vírus respiratórios: o da gripe comum, do vírus sincicial respiratório (VSR) e do vírus influenza A (H1N1), conforme aponta o estudo:

“Uma vez que as infeções respiratórias agudas causadas por vírus diferentes são clinicamente indistinguíveis na apresentação, um amplo espetro de eficácia (dos medicamentos), que possa atingir diferentes tipos de vírus ao mesmo tempo, pode melhorar significativamente a gestão clínica”.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Para os cientistas, o tapsigargina é um medicamento da nova geração, que se diferencia dos demais antivirais por atuar no sistema imunológico. Sendo assim, pode ser usado para tratar tanto os vírus atuais, como o coronavírus, como novas espécies virais venham a surgir no futuro.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Ainda com base na pesquisa, outro diferencial do tapsigargina é que ele pode ser ingerido via oral, tanto por humanos, como por animais de estimação. Isso ocorre porque ele já tem comprovada a sua estabilidade no ambiente ácido do estômago.

Os testes de laboratório em células e em animais ainda demonstraram que o tapsigargina é eficaz tanto como tratamento preventivo de doenças, como também durante a infecção ativa do vírus.

Por fim, outros dados do estudo indicam que o medicamento previne a replicação do vírus em células durante, pelo menos, 48 horas após uma única dose.

Sobre o tapsigargina
O tapsigargina é uma substância altamente tóxica. Ele é extraído da Thapsia garganica, uma planta comum no sul da África e da Europa, em especial, nas zonas de mato no interior centro e no sul de Portugal.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Pesquisa Farmacêutica, Farmácia, Medicamentos

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS