Skip to main content

Farmacêutico danifica vacina contra Covid-19 e pode acabar preso nos EUA

Wandy Ribeiro   28 Janeiro 2021   3490   Farmácia Clínica
Farmacêutico danifica vacina contra Covid-19 e pode acabar preso nos EUA

Após se tornar o principal suspeito de danificar doses da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) em um hospital de Wisconsin, nos Estados Unidos, o farmacêutico Steven Brandenburg assinou um acordo de confissão afirmando que agiu de propósito, quando retirou os 57 frascos do imunizante da Moderna do armazenamento refrigerado, pois, sabia que tornaria o medicamento inutilizável.

Ao todo, a ação do farmacêutico, que aconteceu em 22 e 25 de dezembro de 2020, destruiu 570 doses da vacina. "Brandenburg é investigado por duas acusações de tentativa de adulteração de produtos de consumo, com descuido imprudente pelo risco de outra pessoa ser colocada em perigo de morte ou lesão corporal. Ele concordou em se declarar culpado das acusações, que pode levar a uma pena máxima de dez anos de prisão", explicou o Departamento de Justiça de Wisconsin, em comunicado à imprensa, segundo matéria publicada na CNN.

Publicidade

Com base no ocorrido, autoridades americanas afirmam que deverão estabelecer novos critérios para fiscalizar esse tipo de crime. Segundo o procurador dos Estados Unidos, Matthew D. Krueger, o Departamento de Justiça investigará qualquer pessoa que cometa crimes relacionados à vacinação, especialmente, no caso de profissionais de saúde.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Nesse sentido, o procurador-geral adjunto em exercício da Divisão Civil do Departamento de Justiça, Brian Boyton, afirmou que esse tipo de crime não será tolerado: "A adulteração de doses de vacina em meio a uma crise de saúde global exige uma resposta forte, conforme refletido pelas graves acusações que os Estados Unidos trouxeram hoje", destacou.

Pacientes vacinados

Vale ressaltar que, antes que o crime fosse descoberto, 57 pessoas receberam as doses ineficazes, segundo apontou o anúncio do Departamento de Justiça dos EUA. Contudo, ainda não há informações se esse grupo receberá novas doses.

Em relação aos riscos, a Moderna destacou que a aplicação não representa um risco à saúde dos pacientes que receberam o antígeno, contudo, essas pessoas não estão imunizadas contra a Covid-19.  

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Covid-19: participantes da Copa América trouxeram variante com mutação inédita ao Brasil

A variante do novo coronavírus que chegou ao Brasil pela Copa América tem mutaç…

Ioimbina: O Que Farmacêuticos Precisam Saber Sobre Esse Suplemento

A cada dia surgem novas tendências propagadas por aqueles que buscam a perda de…

Mesmo vacinado, presidente argentino testa positivo para Covid-19

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, revelou em uma rede social no sáb…

Mistura de medicamentos com álcool é apontada como causa da morte da mãe de Mel Maia

Débora Maia, mãe da atriz Mel Maia, foi encontrada morta nessa sexta-feira (28/…

Covid-19 está causando novos casos de contaminação por superfungo no Brasil

O caos hospitalar, decorrente da pandemia da Covid-19 no Brasil, está favorecen…

Covid-19: 15 milhões de brasileiros podem virar o ano vacinados, diz farmacêutico do MS

Até dezembro de 2020, o Ministério da Saúde (MS) espera começar a vacinar a pop…

Compostos da cannabis podem ajudar na reversão da esteatose hepática

Cada vez mais, a esteatose hepática tem afetado pessoas pelo mundo devido à mai…

Covid-19: Ministério da Saúde orienta para casos suspeitos de reinfecção

O Ministério da Saúde (MS) divulgou no final de outubro a Nota Técnica 52/20 qu…

Estudo indica que óculos podem reduzir risco de infecção por Covid-19

Um recente estudo liderado pelo cientista e oftalmologista indiano Amit Kumar S…

Farmácia de manipulação é confiável e especialista explica como garantir segurança

Que o mercado de manipulação de medicamentos está em crescimento, tod…