O Instituto Butantan divulgou, na quarta-feira (20/01), a bula da CoronaVac, antígeno contra o novo coronavírus (Covid-19). Segundo a entidade, o imunizante é indicado para pessoas com mais de 18 anos, com administração em duas doses de 0,5 mL, contudo deve haver um intervalo de duas a quatro semanas de uma aplicação para outra.
O documento, somente em sua versão para consulta dos profissionais de saúde, destaca que não há conclusão de eficácia para o grupo de idosos, segundo informa o portal O Jota.
“O número de casos de Covid-19 em indivíduos [com mais] de 60 anos de idade foi muito pequeno para qualquer conclusão sobre a eficácia nessa população. Foram observados três casos de Covid-19 no braço [grupo] placebo, [além de] dois casos no braço de indivíduos vacinados”, explica um trecho da bula.
A bula ainda destaca: “Você não deve ser vacinado se tem ou já teve alergia a algum componente da vacina adsorvida Covid-19 (inativada). Se você estiver com alguma doença aguda ou com febre ou início agudo de doenças crônicas não controladas no momento da vacinação, esse imunizante não é indicado”, orienta.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Segundo a bula, a indicação para gestantes depende de avaliação médica. “Estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas”, ressalta o documento.
Por causa da ausência de dados de imunogenicidade para análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o documento explica: “Não há estudos que demonstrem proteção da vacina adsorvida Covid-19 (inativada) contra a infecção por Sars-CoV-2, uma vez que o objetivo dos estudos realizados até o momento foi o de avaliar a eficácia para a proteção contra a doença causada pelo Sars-CoV-2 [ou seja, a Covid-19]. Portanto, as pessoas que receberem o esquema de imunização deverão manter as medidas de prevenção contra a infecção por Sars-CoV-2”, orienta.
Eficácia da CoronaVac
Segundo os pesquisadores do Instituto Butantan, que liderou os testes com a CoronaVac em território nacional, a eficácia geral do imunizante produzido em parceria com a chinesa Sinovac foi de 50,4%, com base nos resultados dos testes em um grupo de 9 mil voluntários, que receberam as doses com intervalo de 14 dias entre uma aplicação e a outra.
A entidade também revelou que a vacina foi 78% eficaz na prevenção de casos leves de Covid-19 e 100% em evitar quadros moderados e graves, fato que pode evitar, por exemplo, internações pela doença.
As bulas completas da CoronaVac foram disponibilizadas em duas versões: para os profissionais de saúde (confira aqui) e para os pacientes (confira aqui).
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.