A Secretaria Municipal de Saúde de Belém do Pará (Sesma) aprovou, na quinta-feira (17/12), na sede do Conselho Municipal de Saúde, um projeto de Implementação de Cuidado Farmacêutico na cidade, que visa integrar a assistência farmacêutica com as Unidades Municipais de Saúde (UMS). Com a iniciativa, consultórios farmacêuticos serão destinados para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) naquela região.
“É com enorme satisfação que anuncio que o município de Belém irá implantar, a partir de segunda-feira (21/12), consultórios farmacêuticos para o atendimento aos pacientes do SUS, promovendo a utilização adequada dos medicamentos e otimização dos resultados de saúde. Este é um momento histórico para a classe farmacêutica, em que o profissional será protagonista no cuidado à saúde, de forma colaborativa com a equipe de saúde”, revelou o titular da Sesma, Renato Cavalcante, em matéria publicada no portal Agência Belém.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Ainda de acordo com as informações reveladas, a ideia da Sesma é agregar atribuições clínicas e prescrições para a categoria farmacêutica, pois, sendo assim, as funções pertinentes à classe serão integrantes às iniciativas e serviços do SUS.
Como vai funcionar?
Para dar início ao projeto, a Sesma vai implantar quatro consultórios farmacêuticos em UMSs da Providência, Tapanã, Cremação e Jurunas (bairros de Belém). Contudo, a ideia é fechar 2021 com 15 novos espaços, nas unidades municipais de saúde, destinados aos profissionais farmacêuticos.
Com o início do projeto, os farmacêuticos que vão trabalhar na iniciativa poderão realizar consultas, orientar os pacientes, realizar acompanhamento farmacoterapêutico, prestar educação e rastreabilidade em saúde, além de outras atribuições clínicas pertinentes à classe, segundo regulamenta a RDC 585/13 e a RDC 586/13, estabelecida por meio do Conselho Federal de Farmácia (CFF).
“Após a inauguração dos consultórios, a classe farmacêutica vai ganhar mais reconhecimento e valorização junto à sociedade, demonstrando seu caráter clínico em prol da saúde e bem estar do paciente. Parabéns a toda equipe da secretaria por esse feito inédito”, afirmou o farmacêutico Luann Wendel, ainda segundo a matéria do portal Agência Belém.
Por fim, a coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal, Maria Pantoja, destacou que a classe farmacêutica terá mais reconhecimento em todas as esferas. "Iremos ganhar mais credibilidade da sociedade e aumento da produção, agregando benefícios para a nossa categoria, pois, temos como receber recursos após a realização dessas consultas”, encerrou.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.