Medicamento surge como nova esperança para bloquear coronavírus

Medicamento surge como nova esperança para bloquear coronavírus

Cientistas da Universidade de Kent, no Reino Unido, da Universidade Goethe e da Escola de Medicina de Hannover, ambas na Alemanha, identificaram um medicamento que, segundo eles, tem potencial para tratar pacientes com o novo coronavírus (Covid-19). Trata-se da aprotinina, que seria capaz de inibir a entrada do vírus nas células hospedeiras.

Em estudo publicado na última sexta-feira (30/10), por meio do periódico científico Cells, os pesquisadores relatam que a expectativa é que um aerossol de aprotinina possa controlar precocemente a replicação do vírus e, consequentemente, impedir a progressão da Covid-19.

“Já foi relatado que o aerossol de aprotinina é extremamente bem tolerado em pacientes com influenza. Portanto, pode ser um medicamento que contribui com a prevenção da Covid-19 grave, quando for aplicado logo após o diagnóstico", destaca um dos autores do estudo, Martin Michaelis, que atua na Escola de Biociências da Universidade de Kent.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Atualmente, os aerossóis de aprotinina são aprovados na Rússia para o tratamento da gripe, nesse sentido, os pesquisadores destacam que podem ser prontamente testados para o tratamento da Covid-19.

O estudo

Segundo os cientistas, por meio de testes in vitro, a aprotinina foi testada em culturas de células específicas, contaminadas por quatro amostras diferentes com o novo coronavírus. A droga teria conseguido interromper a replicação viral, pois, impediu que o patógeno conseguisse se ligar ao material celular humano.

Cautela

Apesar das expectativas positivas, vale lembrar que ainda é muito cedo para afirmar que o medicamento seja eficaz contra a Covid-19, pois, os testes ainda estão em fase inicial e mais pesquisas precisam ser realizadas para atestar a ação potencial do fármaco.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Medicamentos, Farmácia Clínica

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 911, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS