Medicamentos de uso crônico são enviados pelo correio

Medicamentos de uso crônico são enviados pelo correio

A rede estadual de farmácias do governo do Paraná envia medicação via correio para os pacientes de doenças crônicas. Com a pandemia, o serviço dobrou e deverá atingir novas cidades.

Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, a Regional de Londrina passou a ofertar o serviço na semana passada e vai atender cerca de mil pacientes. A unidade de Cascavel atende aproximadamente 800 pessoas e a de Curitiba tem mais de 6 mil beneficiados. Maringá também contará com o serviço.

Batizado de ‘Remédio em casa’, o serviço existe há três anos, mas agora, por causa da pandemia, a quantidade de pessoas atendidas praticamente dobrou. Segundo a secretaria, é uma forma de evitar que os pacientes, já debilitados, se desloquem em tempos de risco de contaminação pelo novo coronavírus. A previsão do órgão é que, até 2023, oito farmácias de regionais de saúde tenham o serviço implantado.

Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica do Paraná, Deise Pontarolli, o serviço se mostra ainda mais necessário agora. “Neste período de pandemia da Covid-19 essa estratégia tem sido especialmente útil, pois permite que muitos pacientes integrantes do grupo de risco não precisem se deslocar até as farmácias para buscar seus medicamentos”.

“Isso também contribui para diminuir o número de usuários que frequentam as farmácias, viabilizando o distanciamento social recomendado, de modo a preservar a saúde tanto dos usuários quanto dos servidores”, completa Deise, acrescentando que as farmácias foram estruturadas para oferecer o serviço à população, e os servidores foram devidamente capacitados para isso.

“A infraestrutura necessária é simples, porém os procedimentos de trabalho para a operacionalização precisam ser minuciosos, com registros em sistema informatizado, de modo que o processo seja feito com segurança. O elenco de medicamentos é bem diversificado, mas não se incluem nesta entrega os que necessitam de refrigeração e nem os classificados sob controle especial”, esclarece a coordenadora.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

O serviço vale para cerca de 50 medicamentos, sendo que cada encomenda tem medicamento em quantidade suficiente para três meses. O envio não tem custo para o paciente.

No âmbito do programa, a equipe da unidade liga para os pacientes que se enquadram nos critérios para oferecer o serviço. Mas o paciente também pode fazer a solicitação direto com as farmácias das cidades atendidas.

 “Aos que utilizam os medicamentos que chamamos de ‘secos’, de forma contínua e que não têm muita mudança de posologia, a gente oferta para que receba os medicamento em casa, não precisando vir até a farmácia receber”, afirmou ao Bom Dia Paraná, da RPC / TV Globo, a farmacêutica de uma das unidades estaduais, Kelly Braga.

“Os medicamentos são entregues na quantidade que dá 90 dias de tratamento, permitindo um tempo a mais para o paciente retornar à farmácia e fazer a renovação da solicitação”, salientou a farmacêutica.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado, as farmácias da rede atendem, no total, mais de 260 mil usuários cadastrados para o recebimento de 280 itens (medicamentos e insumos) do componente especializado da assistência farmacêutica e do elenco complementar. A rede estadual tem 23 farmácias localizadas nas 22 Regionais de Saúde.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Farmácia, Medicamentos

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS