Cientistas da Califórnia, nos Estados Unidos, analisaram os dados de 5.652 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19), e descobriram que a obesidade é um fator importante de agravamento da doença, podendo aumentar os riscos de morte, principalmente, no caso de pacientes do sexo masculino com menos de 60 anos.
O estudo, publicado na revista científica Annals of Internal Medicine, analisou pessoas infectadas entre fevereiro e maio de 2020. Nesse sentido, os pesquisadores concluíram que pacientes obesos deste grupo tinham até quatro vezes mais chance de morrer pela doença.
"Encontramos uma associação impressionante entre o IMC e o risco de morte entre pacientes com diagnóstico da Covid-19 em um sistema integrado de saúde. Essa associação foi independente das comorbidades relacionadas à obesidade e outros fatores potenciais", escrevem os autores.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Os pesquisadores completaram: "Nossos dados também sugerem que o risco pode não ser uniforme em diferentes populações, com o IMC elevado fortemente associado à mortalidade pela Covid-19 em adultos jovens e pacientes do sexo masculino, mas não em pacientes do sexo feminino e idosos".
Detalhe curioso
Um dado importante do estudo é que a obesidade foi analisada com a exclusão de fatores extras como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, entre outros. Dados de mulheres grávidas também foram retirados da pesquisa.
Contudo, vale ressaltar que pessoas com diabetes, hipertensão e problemas cardíacos são consideradas também um grupo vulnerável aos casos mais graves da Covid-19.
Importância
De acordo com os pesquisadores o estudo é extremamente relevante para que precauções extras sejam tomadas, por meio de profissionais de saúde, para que sejam evitados mais riscos contra esse grupo.
Vale ressaltar ainda que, de acordo com um levantamento divulgado por meio do Ministério da Saúde (MS), na quarta-feira (12/08), mais de 4 mil pessoas com obesidade faleceram em decorrência do novo coronavírus, desde o início da pandemia, sendo que quase metade desse total foi de indivíduos com menos de 60 anos.
Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.