Na quinta-feira (07/05), o ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico realizou uma live, em seu canal no YouTube, com a presença do médico Drauzio Varella e outros convidados. Além de abordar temas extremamente importantes para os farmacêuticos, em meio ao estado de calamidade, ocasionado pelo novo coronavírus (Covid-19), a iniciativa também arrecadou recursos para doar refeições às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Para a transmissão, a equipe do ICTQ contou com o apoio e a parceria do programa Mesa Brasil, desenvolvido pelo SESC, que é, basicamente, uma iniciativa que desenvolve ações educativas e de distribuição de alimentos, revertendo os valores doados em refeições.
“Nossa parceria surgiu a partir desse projeto que está acontecendo em todos os mercados, em que estão sendo promovidas diversas lives em diferentes segmentos. Nós [do ICTQ], como Instituição de ensino, buscamos preparar e produzir a melhor transmissão possível, para o mercado farmacêutico, além de trazer essa ideia atrelada a uma iniciativa de ação beneficente”, explica o gerente regional, Deyvid Nery, responsável pelo setor Norte e Nordeste, em entrevista à redação do ICTQ.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Por meio da transmissão do ICTQ, que já chega a quase 20 mil visualizações em apenas cinco dias no ar, 126 farmacêuticos de todo o território nacional fizeram doações, por meio da tecnologia de QR Code, que serão revertidas em 765 refeições.
De acordo o fundador do ICTQ, Marcus Vinicius de Andrade, os alimentos serão doados para um bairro carente de Anápolis (GO), a partir de uma escola pública da cidade: “Esse é um papel social que a Instituição desenvolve, em um momento que muitas pessoas estão precisando muito. Desenvolvemos essa ação social dentro de um conceito científico, então, é uma ciência solidária o que estamos propondo”, ressalta.
Outras ações
Nery reforça que o ICTQ também desenvolve diversas ações sociais: “A Instituição apoia e patrocina (em 100%) o projeto Esse Rio é Minha Cura, que visa levar saúde à população ribeirinha, no Estado do Pará”. Essa iniciativa é coordenada por farmacêuticos inconformados com a precariedade da saúde das pessoas daquela região.
Por meio da ação, farmacêuticos praticam a solidariedade e a empatia e levam saúde e atendimento clínico farmacêutico a quem tanto necessita. Entre os idealizadores do programa está o farmacêutico, dr. Thiago Braga, além de duas farmacêuticas alunas de pós-graduação do ICTQ, dra. Neylane de Cássia e dra. Luna Araújo.
Assista ao vídeo do projeto:
Outra ação social do ICTQ foi destinada para o Hospital do Câncer de Goiás (HCG). Durante dez anos, a instituição de ensino contribuiu com a unidade de saúde, que fornece tratamento para diversos pacientes, sem qualquer custo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Parceria
Atualmente, o programa Mesa Brasil, do SESC, já trabalha com a logística de doação nas transmissões de diversas lives, como, por exemplo, de cantores famosos que estão acontecendo com bastante frequência. Segundo o coordenador de comunicação do Sesc Goiás, Pedro Castro, as doações levam comida à mesa de muitas pessoas, pois, o a iniciativa tem um sistema otimizado de distribuição.
“Com cinco mil reais, por exemplo, dá para comprar quase uma tonelada de alimentos, fazemos um cálculo de compra e distribuímos as refeições para as pessoas”, explica.
Assista ao vídeo da transmissão do ICTQ:
Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.