OMS volta atrás sobre restrição de ibuprofeno no tratamento do coronavírus

OMS volta atrás sobre restrição de ibuprofeno no tratamento do coronavírus

Na última terça-feira (17/03), a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou a restrição do uso do Ibuprofeno no tratamento de pacientes contaminados ou sob suspeita de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). No entanto, nesta quinta-feira (19/03), o órgão voltou atrás sobre a orientação e informou que não encontrou evidências para limitar a utilização do produto em meio a pandemia.

A organização informou que "está ciente das preocupações sobre o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (Ibuprofeno) para o tratamento da febre em pessoas com Covid-19". No entanto, a OMS afirmou que "após uma rápida revisão da literatura [pesquisas científicas], não está ciente dos dados clínicos ou de base populacional publicados sobre esse tópico", diz um trecho da nota divulgada à imprensa.

Leia também: OMS recomenda não usar Ibuprofeno para tratar Covid-19

A entidade ainda reiterou: “Não temos conhecimento de relatos de efeitos negativos do Ibuprofeno, além dos efeitos colaterais conhecidos usuais que limitam seu uso em determinadas populações”. De acordo com a OMS, a conclusão foi formulada após ouvir especialistas que estão tratando pacientes infectados pelo novo coronavírus. Além disso, o órgão destaca que realizou consultas em pesquisas científicas desenvolvidas, até o momento, sobre o vírus.

Nesse sentido, a entidade destacou que não há base para recomendar a restrição ao uso do Ibuprofeno no tratamento dos pacientes. Vale destacar que, o próprio porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, havia reforçado o alerta sobre os possíveis efeitos negativos do medicamento em pessoas infectadas.

A polêmica

O alerta sobre a restrição do Ibuprofeno aconteceu no último sábado (14/03), após o ministro da saúde francês, Olivier Veran, desaconselhar a utilização do medicamento, pois, uma pesquisa científica havia sugerido que pacientes com diabetes e hipertensão tratados com o fármaco poderiam ficar mais vulneráveis aos riscos de desenvolver quadros mais graves da doença.

Posição do Ministério da Saúde

De acordo com informação publicada no portal Bem Estar, o Ministério da Saúde (MS) mantém a recomendação sobre a restrição na utilização do produto em pessoas infectadas ou com a suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.

Segundo a informação, o órgão federal reafirma o seu posicionamento emitido na última terça-feira (17/03), em que recomendou "a substituição do Ibuprofeno por outros medicamentos analgésicos". O MS ainda sugeriu que essa troca seja realizada por um profissional de saúde.

Em caráter de medida preventiva, a Sociedade Brasileira de Cardiologia também havia divulgado um parecer sobre o assunto, logo quando a OMS recomendou a restrição do uso do medicamento. A entidade aconselhou que o produto fosse evitado, justificando que a substância poderia, possivelmente, aumentar os níveis de um receptor e facilitar a entrada do vírus nas células. A informação foi divulgada pelo Estadão.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Medicamentos, OMS

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS