A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou o recolhimento voluntário dos lotes 1F5244, 1G0702, 1H8041, 1J6333 e 1S5814 do medicamento antidiabético Cloridrato de Metformina 500mg (30 comprimidos de liberação prolongada) da EMS, em razão da presença da impureza N-nitrosodimetilamina (NDMA) acima dos limites recomendados, em atendimento ao art. 6º da lei 6.360/76 e à RDC 55/05.
A medida foi publicada na Resolução (RE) 3.018, de 4 de agosto de 2021, por meio do Diário Oficial da União (D.O.U.). No documento, a Agência explica que esse recall trata-se de uma medida preventiva, mas não específica o motivo.
Entretanto, em outras medidas preventivas da Anvisa, relacionadas a medicamentos que continham essa impureza, o excesso de NDMA já foi apontado como possível causador de câncer em humanos.
Em nota enviada com exclusividade à equipe de jornalismo do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, a EMS reforçou que está recolhendo de forma voluntária os referidos lotes, mas ressaltou: "Todos os demais lotes do produto seguem aptos para o consumo”, enfatiza.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
A indústria farmacêutica ainda se colocou à disposição para esclarecimentos por meio do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone 0800-0191914, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Portanto, caso encontre alguma unidade do produto pertencente aos referidos lotes, o mais adequado é entrar em contato com a empresa em seus canais de comunicação.
Recolhimentos semelhantes
Assim como outros órgãos sanitários internacionais, a Anvisa já vem emitindo, há algum tempo, alertas sobre a impureza NDMA para as indústrias farmacêuticas. Recentemente, o gerente-geral de medicamentos da Agência, Gustavo Mendes, que é professor da pós de Assuntos Regulatórios do ICTQ, assinou o recolhimento de lotes de ranitidina, justamente por esse motivo.
A RE 3.018 pode ser consultada por meio do Diário Oficial (veja aqui).
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.