Delivery de medicamentos por receita digital controlada é novo negócio do Rappi

Delivery de medicamentos por receita digital controlada é novo negócio do Rappi

Com o objetivo de levar mais comodidade aos seus clientes, evitando que eles precisem ir até a farmácia, o superaplicativo Rappi lançou, em Niterói (RJ), a entrega de medicamentos por receita digital controlada na sua plataforma.

A nova ferramenta está em fase de testes e, por enquanto, apenas a Drogaria Venâncio oferece o serviço.

Entretanto, a startup colombiana, conhecida por fazer entregas de diversos tipos de produtos, destacou que em breve outras redes de farmácias e drogarias poderão também utilizar o novo serviço para vender medicamentos por receita digital controlada.

Além disso, o Rappi está dialogando com empresas de São Paulo para expandir a nova ferramenta.

A novidade surge em meio à crescente venda online de medicamentos no Brasil. Afinal, só em 2020, o varejo farmacêutico viu suas vendas por delivery e e-commerce ascenderem 137,11%, em relação a 2019. Leia a matéria: Recorde: Varejo farmacêutico fatura R$ 58,2 bilhões em 2020

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Essa forte demanda também foi refletida no aplicativo que, no ano anterior, viu os pedidos de farmácias e supermercados subirem 79% em comparação a 2019.

Além disso, segundo o Rappi, as vendas de farmácia triplicaram no auge da pandemia da Covid-19, entre maio e agosto do ano passado.

Para o presidente no Brasil da startup, Sérgio Saraiva, o atual momento exige mudanças voltadas à segurança e à eficiência no acesso aos medicamentos, pois a venda dos produtos de farmácia deve apresentar maior procura dos clientes.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

“Agora, mais do que nunca, é fundamental que as pessoas tenham acesso a medicamentos com maior segurança e eficiência do que a receita por papel. Nos últimos meses, registramos um aumento significativo na demanda por entrega de receitas e itens de farmácias — e a partir de agora essa procura tende a crescer ainda mais, principalmente entre aqueles que precisam de receita com regularidade”, destacou Saraiva.

Como funciona o delivery de medicamentos por receita digital?

Na nova ferramenta o Rappi desenvolveu um mecanismo no qual as farmácias conseguem validar as receitas digitais de medicamentos controlados. Dessa forma, dispensa a assinatura colhida presencialmente na venda desses produtos.

Essa nova funcionalidade pode ser feita com qualquer serviço de receita digital utilizado pela drogaria. Como, por exemplo, o do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj) ou da NexoData, start-up de tecnologia para prescrição digital de medicamentos e parceira do Rappi no projeto.

Vale destacar que, por enquanto, os medicamentos tarja preta e alguns de tarja vermelha não estão disponíveis para a venda pela plataforma, pois seguem determinações específicas da Anvisa.

Entretanto, os pedidos feitos por meio de receituário simples em duas vias, como antibióticos, e também outros de receituário especial, estão disponíveis para a compra digital.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS