Covid-19: redes de farmácias tem até 15% de funcionários afastados

Covid-19: redes de farmácias tem até 15% de funcionários afastados

Em meio à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19), os farmacêuticos e outros funcionários que trabalham nas farmácias são profissionais com alto grau de importância no combate ao vírus. Contudo, eles estão mais sujeitos à contaminação, já que atuam na linha de frente na luta contra a doença. Segundo a Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (Abrafarma) cerca de 15% dos colaboradores das redes estão ausentes dos seus postos de trabalho.

"Nós [o setor de varejo] estamos registrando algo em torno de 10% a 15% de absenteísmo. Então, estamos enfrentando o mesmo problema que os hospitais sofrem", revelou o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, em live transmitida pelo canal da  Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj), na quarta-feira (27/05).

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Vale destacar que essa situação é bastante grave. Desde o início da pandemia, o Brasil já registrou 31.790 casos confirmados de coronavírus em profissionais de saúde, entre farmacêuticos, médicos, enfermeiros e outros. O levantamento, divulgado na quinta-feira (28/05), pelo Ministério da Saúde (MS), mostrou ainda que, no total, 199.768 colaboradores do setor foram classificados como casos suspeitos da Covid-19 e precisaram ser afastados dos seus respectivos postos de trabalho.

Cuidados essenciais

É importante ressaltar que as redes de farmácias têm o dever de auxiliar na proteção dos colaboradores. A RDC 44, de 17 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estabelece em seu Art. 18º que “para assegurar a proteção do funcionário, do usuário e do produto contra contaminação ou danos à saúde, devem ser disponibilizados aos funcionários envolvidos na prestação de serviços farmacêuticos equipamentos de proteção individual (EPIs)”.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Denúncias

Algumas redes que descumprirem essa regulamentação podem estar sujeitas a muitas sanções. É importante lembrar que, nesse sentido, entidades estão criando sistemas para receber denúncias.  Um exemplo disso está na iniciativa desenvolvida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), que implementou um canal para verificar relatos de falta de EPIs.

A ação foi criada, paralelamente, com medidas conjuntas adotadas pela Auditoria Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRT-GO) e com o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado (Sinfargo). "A ação é uma parceria do conselho para proteger os profissionais e a população em meio à crise de saúde causada pela Covid-19", explicou a presidente do CRF-GO, Lorena Baía, em entrevista ao jornal O Popular.

De acordo com o órgão, os farmacêuticos que estiverem trabalhando sem os EPIs devem denunciar a situação por meio do site do CRF-GO ou no disque-denúncia do SRT-GO. Além disso, o relato também pode ser feito pelo whatsapp do Sinfargo. 

Caso as denúncias sejam comprovadas, o estabelecimento poderá responder por um processo civil e trabalhista. Além disso, há também o risco do local ser multado. Outra medida que deve ser adotada pelas farmácias é o distanciamento físico entre os funcionários e pacientes.

Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS