Crescimento é a palavra-chave da Panvel para 2020. Uma das maiores redes de farmácias da região Sul do País, ela deve investir R$ 70 milhões para abrir 50 novas lojas. Esse valor também engloba estratégias complementares em logística para dar suporte ao projeto de expansão. As cidades que receberão as novas unidades não foram totalmente definidas, mas é certeza que Santa Catarina será beneficiada. Ao ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, a Panvel informou ter fechado 2019 com 42 inaugurações realizadas, portanto, acima das 40 planejadas para o período.
O ano passado foi marcado, especialmente, pela estreia em cidades estratégicas do interior da Região Sul, como Chapecó e Brusque, em Santa Catarina; Pato Branco, Umuarama e Paranavaí, no Paraná; além de Venâncio Aires, São Sebastião do Caí e Veranópolis, no Rio Grande do Sul.
A rede também inaugurou novas unidades em dois importantes aeroportos: Salgado Filho, em Porto Alegre; e no Novo Terminal do Hercílio Luz, em Florianópolis; apresentando para passageiros e visitantes novos espaços com design mais funcional e tecnológico, a fim de tornar a experiência de compras um momento único antes da viagem.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Segundo o diretor administrativo e comercial do Grupo Dimed, que detém a Panvel, Roberto Coimbra, a rede investe na integração entre diferentes canais de venda, estratégia conhecida como omnichannel. Quem faz compras pelo site da Panvel, por exemplo, pode retirar os produtos em qualquer loja física.
Transformação digital
A fase em que as compras pela internet gerava euforia e desconfiança por parte dos consumidores já foi superada e está bem diferente da atual. O omnichannel é um modelo de negócio que possibilita uma integração total entre ambientes físicos e virtuais das empresas, fazendo com que o cliente transite por todos esses canais sem diferenciar um do outro e, com isso, consuma mais.
A Panvel iniciou 2019 instalando lockers em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (S) e Florianópolis (SC), em um modelo que imita a iniciativa da Amazon. Os lockers fazem parte da transformação digital da marca, que, por meio do conceito de omnichannel, ampliou suas formas de busca, pagamento e retirada dos produtos disponíveis nas mais de 400 lojas da rede. Coimbra revelou que, atualmente, é possível comprar, seja na loja física ou pelo aplicativo da Panvel, e receber o produto em até duas horas, no local de preferência do cliente (locker, loja física ou em casa), mesmo que o produto não esteja disponível no estoque físico da Panvel.
Em dezembro de 2019 a rede inaugurou seu espaço de 350 m², com um variado mix de produtos em Teutônia (RS). Uma das facilidades para os clientes da loja é o Panvel Clinic, programa de atenção farmacêutica que inclui diferentes serviços, como verificação de pressão, glicemia e temperatura corporal, bem como aplicação de injetáveis, colocação de brinco, entre outros.
Desde 2018 a rede passou a oferecer serviço de triagem. O processo dura pouco mais de um minuto e mostra seis indicadores. É realizado com o dispositivo VSM portátil - tecnologia israelense da Cnoga Medical -, que funciona por meio de colorimetria, com sensores de led e câmera fotográfica que captam imagens do interior do dedo.
A tecnologia permite a aferição da frequência cardíaca, oximetria de pulso, pressão arterial, hemoglobina, hematócrito e contagem de células vermelhas. Utilizando combinação de algoritmos, o equipamento transforma cor em números e mostra os resultados em uma tela de medição.
A Panvel foi a primeira farmácia do Brasil a disponibilizar a tecnologia aos consumidores. A marca treinou os farmacêuticos em São Paulo para a realização dos testes. O procedimento é indolor e não exige retirada de sangue.
Bem Panvel
Nota divulgada pela sua assessoria de imprensa ressaltou outro destaque de 2019, a estreia do Bem Panvel, programa de relacionamento com o consumidor voltado para garantir preços especiais em medicamentos e produtos de higiene e beleza. A iniciativa é uma evolução do programa de fidelidade e tem como grande diferencial o benefício imediato para quem compra, sem a necessidade de acumular pontos, bastando apenas possuir o CPF cadastrado. A rede conta com mais de sete milhões de clientes registrados.
Ao cadastrar o CPF no sistema é gerado um cupom personalizado de descontos dentro da loja. O consumidor também poderá receber os benefícios por meio de códigos promocionais enviados por SMS, e-mail e notificações do aplicativo ou site. O objetivo é valorizar o cliente conforme seu engajamento com a marca, traduzido pelo slogan “Quanto mais você é Bem Panvel, mais a Panvel é bem você”.
O programa está conectado ao Click & Retire, serviço que possibilita a retirada de produtos comprados pelo site ou aplicativo Panvel. Os clientes ainda têm à disposição o Panvel Pay, funcionalidade que permite pagamentos apenas com o celular pelo cartão cadastrado no aplicativo. Com essas e outras ferramentas, a rede integra seus diferentes canais nos ambientes físico e digital para aumentar a proximidade com o consumidor, facilitando a experiência de compra e deixando-a mais fluida, ágil e agradável.
Segundo o executivo, a Panvel é uma empresa que preza pelo posicionamento e satisfação do cliente em primeiro lugar. Com o Bem Panvel, a proposta é aumentar ainda mais esse relacionamento de confiança com o consumidor, alinhado às suas preferências e necessidades.
Admiração
Em 2019, pelo segundo ano consecutivo, a Panvel foi eleita a rede mais admirada do varejo farmacêutico brasileiro, com base em cinco milhões de manifestações de consumidores nas redes sociais. O resultado compôs a 9ª edição do ranking IBEVAR 2019, produzido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), em parceria com a Provar-FIA.
O estudo agrupou 120 empresas de 16 segmentos do varejo, cujo faturamento total chega a R$ 345 bilhões, o equivalente a 29,5% do PIB brasileiro. No ranking das mais admiradas do setor, a Panvel terminou quase três pontos à frente da segunda colocada.
“O prêmio reconhece o esforço da empresa em proporcionar ao cliente as melhores experiências em saúde e beleza, além de ratificar o foco em inovação. Por isso, investimos continuamente em tecnologia e no conceito de multicanais, para assegurar o maior número possível de opções de contato com a marca”, destacou à época o CEO do Grupo Dimed, Julio Mottin Neto.
Linha de frente
Uma das fortalezas que fez com que a Panvel crescesse no Estado de origem foi a aderência dos consumidores à estratégia de higiene e beleza da rede, com destaque para o mix de mais de 650 itens da marca própria. Ela é a empresa que tem a maior participação em vendas do setor de higiene e beleza, com 35% de seu faturamento vindo dessa área, sendo 20% só da marca própria.
Além de trabalhar com as principais marcas do mercado, a companhia é dona de uma indústria que produz diversos itens de seu portfólio na região metropolitana de Porto Alegre. A vantagem da aposta na marca própria é a possibilidade de realizar promoções - uma forma de alavancar vendas em um cenário de crise.
Trajetória
Com mais de quatro décadas de história, a Panvel é reconhecida como sinônimo de bem-estar e beleza, onde os clientes não encontram apenas uma farmácia que comercializa medicamentos, mas também um espaço com amplo portfólio de higiene e beleza com diversas opções, ambientes planejados e atendimento de qualidade.
Com forte projeto de expansão e crescimento constante, a rede possui mais de quatro mil colaboradores e mais de 400 lojas distribuídas por diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
A Panvel integra o Grupo Dimed, que, após institucionalização, em 2014, passou a ser formado oficialmente por três negócios: além da rede sulista, a Dimed – uma das principais distribuidoras de medicamentos do Brasil e também pioneira do País no seu segmento, e a Lifar – divisão de desenvolvimento e fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos, que, além de ser responsável pela produção de produtos para grandes marcas no Brasil e no exterior, também fabrica a marca própria da Panvel.
Exclusividade
Precursora na criação de marca própria dentro do segmento farmacêutico, a rede lançou a Marca Panvel em 1989. O sucesso da linha de produtos confirma a imagem de qualidade que a rede possui junto a seus clientes. Atualmente, a Marca Panvel é responsável por grande parte das vendas em higiene e beleza de suas lojas e conta com mais de 700 produtos distribuídos em diversas categorias, incluindo maquiagem, proteção solar, produtos ortopédicos, infantis e de cuidados específicos para homens. “A empresa desenvolve produtos que visam transformar o dia a dia num momento de prazer, cuidado, beleza e bem-estar”, diz a nota emitida pela rede.
Além de qualidade por um preço acessível, outro diferencial para o êxito é o cuidado com o design de cada produto e a preocupação em inovar, atendendo públicos específicos. Na Panvel, um departamento exclusivo é responsável pela busca das principais tendências do universo da beleza. O desenvolvimento de cada linha provoca um total envolvimento estratégico para que seja alcançado um resultado final verdadeiramente satisfatório.
Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.