Butantan testa imunizante nacional contra gripe aviária em três estados brasileiros

Instituto aguarda aval da Anvisa para avaliar imunizante com 700 voluntários; Brasil confirmou 1º caso do vírus em granja comercial

O Instituto Butantan iniciará testes clínicos em humanos da 1ª vacina brasileira contra a gripe aviária após autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O imunizante está sendo desenvolvido em São Paulo, enquanto o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou na 6ª feira (16.mai.2025) o primeiro caso do vírus em criação comercial de galinhas no Brasil.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A detecção foi registrada em uma granja em Montenegro, no Rio Grande do Sul, com impactos comerciais para os produtores. Até então, os casos estavam limitados a aves silvestres no território brasileiro. O governo esclareceu, em nota oficial, que “a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos”.

O desenvolvimento do imunizante brasileiro responde à presença do vírus na região. Segundo o Butantan, a partir de 2022, novas variantes do patógeno começaram a circular na América do Sul, inclusive no Brasil, resultando na morte de aves e alguns mamíferos aquáticos. Antes disso, o vírus circulava principalmente na Ásia, África e norte da Europa desde 2006.

Para os testes clínicos, o Instituto Butantan seleciona 700 voluntários distribuídos entre Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Os participantes são divididos em 2 grupos etários: pessoas entre 18 e 59 anos e indivíduos com mais de 60 anos.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/3269-pos-graduacao-assuntos-regulatorios-na-industria-farmaceutica)

Entre cada 7 voluntários, apenas 1 receberá placebo. Os demais receberão o imunizante em desenvolvimento.

A inscrição de voluntários para o teste começou em abril, mas o processo deve durar cerca de 7 meses. Durante esse período, os participantes receberão duas doses, com 21 dias de intervalo entre as aplicações.

O acompanhamento dos voluntários inclui uma triagem inicial com exames bioquímicos, hematológicos e sorológicos realizados no Real Hospital Português. A análise de imunidade celular da vacina ficará sob responsabilidade da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Pernambuco.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias

Contatos

WhatsApp: (11) 97216-0740
E-mail: faleconosco@ictq.com.br

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a quinta-feira: das 08h às 17h
Sexta-feira: das 08h às 16h (exceto feriados)

Quero me matricular:
CLIQUE AQUI

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - 5º andar - Centro - Anápolis/GO 

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS