A Novartis, gigante farmacêutica da Suíça, acaba de assinar um acordo com a Pfizer, dos Estados Unidos, e a BioNTech, da Alemanha, para direcionar sua capacidade de produção à vacina contra a Covid-19.
Essa parceria inédita foi divulgada pela Novartis em 29 de janeiro. Segundo a companhia, o objetivo é ajudar a impulsionar a linha de produção dos imunizantes, que ainda está em baixa escala, em vista da alta demanda necessária para atender à população mundial.
A Novartis destacou que, no acordo, as suas fábricas de produtos assépticos, localizadas em Stein, na Suíça, passarão a introduzir as vacinas da Pfizer-BioNTech em frascos.
A operação, segundo a companhia, deve começar a funcionar no segundo trimestre de 2021 e as entregas dos primeiros frascos começarão no terceiro trimestre, também em 2021.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Ainda com base nas informações divulgadas pela Novartis, este é o primeiro de vários acordos que as marcas devem assinar em ação contra a pandemia.
Com base nas informações da farmacêutica suíça, os demais acordos serão “para alavancar a capacidade de fabricação e recursos para enfrentar a pandemia, apoiando o fornecimento global da vacina Covid-19”, afirmou o comunicado da Novartis.
Vacina da Pfizer-BioNTech
A vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech é uma das que apresentam maior eficácia contra a Covid-19. Seu desempenho tem mostrado 95% de eficácia.
O imunizante foi o primeiro a receber aprovação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o seu uso. A medida se deu em 31 de dezembro de 2020.
Além da OMS, cerca de 50 países também já aprovaram o uso da vacina, que é administrada em duas doses. No entanto, a Pfizer-BioNTech não conseguiram atender a essa alta procura pelo imunizante desenvolvido. Por isso, há essa necessidade de ampliar sua escala de produção.
Em vista desse cenário, a Novartis declarou que está negociando com outras empresas, com o intuito de contribuir também com a produção dos princípios ativos da vacina. Entretanto, até o momento, a companhia ainda não forneceu detalhes dessas negociações.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.