O Exército abriu concurso para diversas vagas de nível superior no Curso de Formação de Oficiais de Saúde (CFO/S Sal), sendo cinco vagas reservadas para futuros oficiais farmacêuticos, de ambos os sexos. As inscrições poderão ser feitas entre 16 de junho e 4 de agosto, revelou o G1.
Além de curso superior nas áreas da saúde oferecidas no concurso, é necessário que o candidato tenha idade de no máximo 32 anos para as áreas de farmácia, medicina sem especialidade e odontologia e 34 anos para a área de medicina com especialidade. Além de ter no mínimo, 1,60m de altura se do sexo masculino, e 1,55m se do sexo feminino.
De acordo com o edital, os candidatos serão submetidos a exame intelectual, verificação documental preliminar, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula. O exame intelectual tem previsão de ser aplicado em 12 de setembro.
O curso de formação será realizado na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), em Salvador (BA), com duração aproximada de 37 semanas. As inscrições, cuja taxa é de R$ 150, poderão ser feitas no site da EsFCEx.
De acordo com o edital, estará isento da taxa de inscrição o candidato que comprove ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde ou pertença a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional.
Após concluir o curso com aproveitamento, executando todas as medidas administrativas e de ensino pertinentes, assim como a escolha de vaga, o concludente será nomeado oficial
do Exército Brasileiro no posto de primeiro-tenente do Serviço de Saúde.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Segundo o farmacêutico Rafael Poloni, os profissionais graduados em Farmácia que desejam passar em concursos ou processos seletivos em órgãos públicos precisam seguir uma regra básica: estudar.
Ele, que também é professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, dá dicas para os colegas de profissão que pretendem concorrer.
“Se o farmacêutico quer atuar órgãos públicos, ele pode focar em editais ou provas anteriores para treinar e fazer muitos exercícios. Outra dica é focar nas disciplinas que ele tem mais dificuldades”, sugere Poloni.
Leia mais: Farmacêutico nas Forças Armadas.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.