Farmacêutico refugiado da Síria conquista oportunidade na Raia Drogasil

Farmacêutico refugiado da Síria conquista oportunidade na Raia Drogasil

Hoje, 15 de março, completa-se o décimo ano de um dos conflitos mais sangrentos desse século: a guerra na Síria. A data marca o dia em que manifestantes ocuparam, pacificamente, as ruas do país, reivindicando reformas políticas, mais liberdade e direitos.

No entanto, se transformou em uma tragédia humanitária sem precedentes e sem previsão de término. O conflito já acumula, até o momento, um saldo de, no mínimo, 388 mil mortes, mais de R$ 6 trilhões de prejuízos na economia, mais de 12 milhões de pessoas com fome, e cerca de 5 milhões de sírios refugiados no exterior, sendo 11.231 só no Brasil, conforme apontam os dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Em memória à data, o jornal O Globo entrevistou um sírio que encontrou no País uma nova pátria para recomeçar a vida e, curiosamente, é um personagem que atua em defesa pela vida e saúde: um farmacêutico, que o ICTQ retrata a seguir:

Conheça a história do farmacêutico sírio

Salim Alnazer é um sírio de 34 anos e que já fugiu de duas guerras no Oriente Médio; do Kuwait para a Jordânia, após a invasão do país pelo Iraque, que deu início à Guerra do Golfo, entre 1990 e 1991. E, em 2011, da Síria para o Brasil, no período em que se iniciava a atual guerra e, por aqui, conseguiu uma importante conquista profissional: ser farmacêutico na Raia Drogasil.

Alnazer saiu do segundo país com a filha recém-nascida e a esposa, que também é farmacêutica. No Brasil, o casal teve mais 3 filhos. Ele recorda que a instabilidade tomou conta das ruas sírias pouco após a guerra ter começado. Com ela, segundo ele, vieram as indecisões de não saber o que poderia acontecer, seja por mercados fechados, falta de água, luz, internet, telefone e itens básicos. Em meio a esse cenário, eles se mudaram para a Arábia Saudita, mas, pouco menos de 2 anos por lá, sem conseguir validar o diploma e passando dificuldades, somados com uma nova gravidez da esposa, Alnazer começar a buscar refúgio em outros países. Foi então, em 2014, que eles conseguiram o apoio do Brasil.

“O Brasil foi o único país que nos abriu essa porta. Fiquei muito feliz. Tínhamos perdido todos os nossos direitos humanos só por sermos sírios”.

Em São Paulo, Alnazer trabalhou em diversas lojas da Rua 25 de março e numa transportadora até conseguir a tão esperada revalidação do diploma e ser contratado por uma das maiores redes de farmácia do Brasil, em julho do ano passado – a Raia Drogasil.

Alnazer aponta não pensar em voltar a morar no país de origem e enaltece a hospitalidade dos brasileiros. “Meus filhos vão crescer aqui, é o país deles. O povo brasileiro tem um coração quente, eles recebem bem os estrangeiros e ficam felizes com as nossas conquistas. Você não se sente diferente, só quando abre a boca para falar”, explicou.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Oportunidades no Brasil

Para a coordenadora acadêmica do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico e especialista em farmácia clínica e prescrição farmacêutica, Juliana Cardoso, essa receptividade destacada por Alnazer é um dos diferenciais do Brasil, que atrai o interesse de muitos estrangeiros na área da saúde, somada com a alta demanda que o País tem de profissionais capacitados para atender à população.

“Agregado a esse nosso costume, temos também um país extenso, que, além da alta demanda de profissionais da saúde, somos uma população que carece da atenção farmacêutica e isto só um profissional habilitado pode oferecer. O acompanhamento do farmacêutico ao paciente é essencial para sua otimização a terapia, assim, podendo alcançar a melhor qualidade de vida e promover a saúde do usuário”.

Juliana destaca que “os profissionais devidamente habilitados, que promovem com seriedade o seu papel, são bem-vindos em nosso meio”. Ela cita a história de Alnazer como exemplo de superação e excelência no ofício, além de inspiração.  

“O exemplo do refugiado Salim Alnazer é uma esperança para todos aqueles que buscam exercer a sua profissão com excelência, entre tantos obstáculos Salim é o farmacêutico que um dia foi ajudado e hoje é quem ajuda. Histórias assim mantêm firme a minha fé como farmacêutica acreditando que o melhor remédio da farmácia ainda é o amor e a esperança de dias melhores”, finalizou Juliana.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente 

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Farmácia, Carreira Farmacêutica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS