USP identifica proteínas que podem turbinar terapia celular contra câncer no sangue

USP identifica proteínas que podem turbinar terapia celular contra câncer no sangue

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificou proteínas importantes para a eficácia de uma imunoterapia à base de linfócitos modificados em laboratório, chamados de células CAR-T, para combater o câncer no sangue humano.

A novidade foi publicada pelos pesquisadores no Journal of Proteome Resarch em março e divulgada neste domingo (20/7). A pesquisa foi conduzida por John Oluwafemi Teibo, doutorando na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), no interior paulista, e bolsista da Fapesp. Teibo foi orientado pelo professor Vitor Faça.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

“A terapia celular CAR-T é inovadora e trouxe um avanço incrível contra doenças hematológicas (que afetam a coagulação do sistema sanguíneo). Existem muitas construções de células CAR-T em aprovação para uso clínico. Mas não entendemos completamente como funcionam em termos de mecanismos moleculares, quais são as vias de sinalização e os efetores moleculares envolvidos nisso. Essa é a motivação para esse estudo”, disse Teibo.

Expectativas a partir da pesquisa

Segundo a divulgação da pesquisa, a utilização da análise do conjunto de proteínas descobertas na amostra vai permitir uma compreensão mais profunda da alteração que as moléculas sofrem.

Essa questão pode abrir caminho para novos avanços no tratamento contra o câncer.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/3370-pos-graduacao-farmacia-hospitalar-e-acompanhamento-oncologico)

Além disso, o estudo permitirá um melhor entendimento dos processos fisiológicos e celulares, “essencial para o aprimoramento da terapia”.

“Primeiro são as citocinas, em que nós temos interferon, CCL3, interferon gama e tantas outras. Também temos as quinases, como LCK, ITK, JAK2 e B-Raf, e receptores, como CD80 e CD20, que estão envolvidos na ativação da terapia. Por último, há as proteases e os mensageiros químicos, como Granzyme B e TNF-α”, detalhou Teibo.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias

Contatos

WhatsApp: (11) 97216-0740
E-mail: faleconosco@ictq.com.br

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a quinta-feira: das 08h às 17h
Sexta-feira: das 08h às 16h (exceto feriados)

Quero me matricular:
CLIQUE AQUI

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - 5º andar - Centro - Anápolis/GO 

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS