Terapia Flash: o novo tratamento contra o câncer que protege tecidos saudáveis

Em Genebra, na Suíça, estão sendo desenvolvidos experimentos em uma série de cavernas subterrâneas, que podem um dia levar a uma nova geração de máquinas de radioterapia, além de funcionar como um tratamento mais eficaz – e com menos impacto para o paciente – contra o câncer.

Segundo a BBC, a sede desses experimentos é o Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern). O laboratório é mais conhecido mundialmente por ter desenvolvido o Grande Colisor de Hádrons, capaz de acelerar partículas até próximo da velocidade da luz.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

“Há onze anos, Marie-Catherine Vozenin, uma radiobióloga que trabalha atualmente nos Hospitais Universitários de Genebra (Hug), e outros cientistas publicaram um artigo descrevendo uma abordagem de mudança de paradigma para o tratamento de radioterapia tradicional, que eles chamaram de Flash”, explica a matéria da BBC.

Nesse tipo de tratamento, o paciente é exposto a doses ultraelevadas de radiação, mas por menos de um segundo. Em experimentos, essa abordagem conseguiu destruir tumores em roedores, mas poupando o tecido saudável. Após a publicação, radiobiólogos do mundo inteiro passaram a fazer experimentos com a abordagem Flash para tratar tumores, em roedores, animais domésticos e, agora, em seres humanos.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/3427-pos-graduacao-farmacia-hospitalar-e-clinica)

Em um experimento, ratos de laboratório saudáveis receberam duas rodadas de radiação com Flash, sem apresentar os efeitos colaterais típicos de uma radioterapia comum. “O flash produz menos lesões no tecido normal do que a irradiação convencional, sem comprometer a eficácia antitumoral, o que pode ser revolucionário”, afirmou Billy Loo, professor de radiação oncológica e diretor do laboratório de ciências Flash da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos EUA.

Novo tratamento de câncer já avançou para testes em humanos

O Cincinnati Children’s Hospital, em Ohio, nos EUA, planeja um ensaio clínico de estágio inicial em crianças com câncer que se espalhou para os ossos do peito. No Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, oncologistas estão conduzindo um estudo clínico para pacientes com câncer de pele localizado.

Além de determinar se abordagem Flash realmente é eficiente em seres humanos, esses estudos também têm a tarefa de identificar a dose e qual o tipo de radiação ideal a ser usada.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias

Contatos

WhatsApp: (11) 97216-0740
E-mail: faleconosco@ictq.com.br

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a quinta-feira: das 08h às 17h
Sexta-feira: das 08h às 16h (exceto feriados)

Quero me matricular:
CLIQUE AQUI

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - 5º andar - Centro - Anápolis/GO 

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS