O farmacêutico, Elsimar Coutinho, (foto), que também é formado em medicina, está internado em estado que inspira cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Aliança, em Salvador, Bahia, em decorrência da infecção causada pelo coronavírus (Covid-19). Em maio desse ano, uma declaração feita pelo profissional ganhou repercussão, pois, ele afirmou que o novo vírus matava mais quem era "velho inútil".
"Vamos atenuar um pouco o tamanho do prejuízo, eu estive observando os números [de mortalidade] e veja o seguinte: o vírus só mata, aproximadamente, 7% das pessoas que ele atinge, então, se você descontar dessa porcentagem os indivíduos que morreriam de outras coisas, caso o vírus não matasse, é menos ainda, uns 3%", disse ele, em entrevista à rádio Metrópole.
Coutinho continua sua explicação: “Esse vírus tem uma vantagem enorme, pois, as crianças não são maltratadas por ele, provavelmente, porque elas não têm outros efeitos biológicos que agravem a situação. Então, veja que nestes números o máximo de mortalidade que você vai encontrar é de 7%, não é nada para a população que hoje habita o mundo, não podemos mais guerrear como antigamente, porque todos têm medo da bomba atômica, que acaba com tudo no começo. Então, eu faço esse desconto, como médico [e farmacêutico] para ver o tamanho do prejuízo, ele [o vírus] leva quem já está mais perto de ir embora [morrer]”, afirmou.
Ele continua: “É como quem diz, você já não trabalha mais, você não traz renda nenhuma para os outros, não transa mais, você já está aposentado de tudo e só cria problemas, todo mundo trabalha para te sustentar, você é um velho inútil, então, o vírus vem e mata", explicou ele, que tem 90 anos.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Atualmente, Coutinho é referência em reprodução humana. Ele se formou, primeiramente, em Farmácia, em 1951, e logo após cursou Medicina na Universidade da Bahia. O profissional ainda tem pós-graduação em endocrinologia na Universidade de Sorbonne, em Paris, França, e no Instituto Rockfeller, em Nova York, nos Estados Unidos.
Estado de saúde
Segundo o G1, o farmacêutico está internado na UTI e foi submetido à ventilação artificial com sedação. Ao portal, a equipe executiva do profissional revelou que ele foi conduzido ao hospital após apresentar dificuldades em respirar. Na unidade de saúde, ele teria realizado o teste que deu positivo para Covid-19. Já o boletim do Hospital Aliança destacou que Coutinho está internado com Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Em decorrência de seu estado de saúde, que inspira cuidados, ele precisou ser submetido à ventilação mecânica para proteger os pulmões. Na segunda-feira (20/07), o farmacêutico teria conversado com seus familiares e com sua equipe por meio de vídeo chamada.
Contudo, o Hospital Aliança disse que não pode passar mais detalhes sobre a situação de saúde de Coutinho. A entidade explicou que "só está autorizada a realizar confirmação sobre a internação de pacientes, mediante pedido do paciente ou de sua família", de acordo com o G1.
Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.