Duas farmacêuticas que atuam na residência multiprofissional do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), foram selecionadas para fazer parte de um programa internacional da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (da sigla em inglês ESCMID).
As residentes Geovanna Oliveira Carneiro e Renata Borges de Oliveira são as únicas farmacêuticas presentes e as únicas representantes da América Latina na edição atual da escola de verão da ESCMID, que seleciona membros para o Attendance Grant, na Holanda. Para a triagem, também realizada na Holanda, elas apresentaram trabalhos desenvolvidos em instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) como parte complementar da residência.
Receba nossas notícias por e-mail: cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Geovanna atua com Renata na farmácia clínica em atividades de logística e acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes da UTI e viu nesse intercâmbio a possibilidade de levantar discussões sobre temas como tuberculose e a importância do SUS na proteção social e no combate à desigualdade social no Brasil. “Estar ao lado desses profissionais no evento é uma experiência importante. Me traz esperança ver que, em termos técnicos, não estamos tão distantes. Agora, mais que nunca, entendemos o potencial que farmacêuticos têm para trabalhar com doenças infecciosas”, afirmou.
Renata Borges, que entrou na residência de Terapia Intensiva Adulto em 2023, revela que a experiência foi transformadora. “A resistência antimicrobiana está entre as 10 maiores ameaças à saúde pública global, e o uso excessivo e inadequado de antibióticos promove e acelera essa resistência, além de impactar no ecossistema. Nesse evento, vimos o quanto o mundo está preocupado em traçar estratégias para o uso seguro e adequado desses medicamentos. Lá, éramos as únicas farmacêuticas e foi fundamental para vermos a atuação da nossa profissão em programas de Stewardship de Antimicrobianos mundo afora. Voltamos para o Brasil mais cientes do nosso potencial e felizes por poder defender o nosso Sistema Único de Saúde”.
A coordenadora do programa de residência em UTI no Huol, Fernanda Lúcia Nascimento, acredita que essa conquista representa o reconhecimento do projeto político-pedagógico das residências multiprofissionais em saúde, que é voltado à formação integral dos residentes, dando acesso a experiências de grande impacto acadêmico, científico e assistencial. “O estímulo à leitura científica é incentivado durante a residência. Inclusive, para concluir a especialização, é necessário apresentar um trabalho de conclusão de residência”, explicou.
A vice-presidente do CFF e conselheira federal pelo Rio Grande do Norte, Lenira Costa, percebe a necessidade de destacar mais pesquisas como esta, realizadas em unidades do SUS. Ela também reconhece o trabalho de excelência feito pelas profissionais do Huol. "Ficamos muito felizes de ver notícias como esta, que destacam a atuação do farmacêutico em temas tão importantes para a sociedade e contribuem para a melhoria da saúde pública no País".
As farmacêuticas apresentaram os estudos “O que faz do Brasil um protagonista no combate à tuberculose? Uma perspectiva pós-pandemia do Rio Grande do Norte” e “Micoses endêmicas no Brasil: o SUS como garantia do acesso ao tratamento antifúngico”. Os conteúdos foram desenvolvidos a partir de dados coletados em estágio externo ao hospital (no Hospital Giselda Trigueiro), pois, além das atividades práticas nas enfermarias e leitos de UTI do Huol, os residentes passam por rodízios em hospital da rede do Estado.
Huol-UFRN
O Huol é um dos 45 hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O hospital possui quatro programas de residência multiprofissional em saúde que abrangem as áreas de concentração da UTI, Cardiologia, Atenção Psicossocial e Atenção à Saúde da Criança. Anualmente, são oferecidas 35 vagas para Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Farmácia. O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias