Cientistas descobrem 200 medicamentos promissores contra a Covid-19

Cientistas descobrem 200 medicamentos promissores contra a Covid-19

Cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, afirmam ter descoberto, com auxílio de um programa de computador, 200 medicamentos que podem ser promissores no tratamento do novo coronavírus (Covid-19). Contudo, deste total, apenas 40 estão em fases de estudos clínicos até o momento.

Na análise, publicada por meio da revista científica Science Advances, os pesquisadores contaram com a ajuda de um modelo de computador, que foi alimentado com um mapa das proteínas que estão envolvidas na infecção pelo coronavírus – desde aquelas que contribuem para o vírus invadir as células até as geradas em consequência da Covid-19, conforme informação divulgada no portal Metrópoles, ontem (01/07),

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O sistema cruzou as informações com os dados de dois mil fármacos, aprovados para uso em outras doenças. Esses medicamentos foram, então, classificados por seus possíveis efeitos no combate à doença. A pesquisa aponta que alguns teriam potencial para funcionar contra a replicação viral e outros poderiam gerar uma resposta imunológica no combate ao vírus.

Além disso, alguns desses fármacos foram testados em células derivadas de humanos e primatas em laboratório e apresentaram bons resultados.

“Nosso estudo obteve informações inesperadas sobre os mecanismos por trás da Covid-19 e nos mostrou algumas drogas promissoras que podem funcionar para tratar ou prevenir a infecção. Usamos uma abordagem baseada em dados, essencialmente permitindo que algoritmos de inteligência artificial interrogassem bancos de dados. Depois validamos nossas descobertas em laboratório, confirmando o poder dessa abordagem”, explica um dos cientistas responsáveis pelo estudo, Namshik Han, na informação publicada pelo Metrópoles.  

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Cautela

Apesar do otimismo dos pesquisadores, esses medicamentos ainda precisam passar por estudos clínicos que possam atestar, de fato, a eficácia em humanos. Portanto, por hora, a segurança e os possíveis resultados dessas drogas no combate à doença não têm comprovação científica, conforme destaca o farmacêutico do Ministério da Saúde (MS), Rafael Poloni.

“Os medicamentos devem passar por um longo período de testes para que sejam utilizados com segurança e garantindo sua qualidade e eficácia. Estima-se que a cada 5 mil compostos avaliados, apenas 1, possivelmente, será comercializado, isso porque todos os testes devem ser cumpridos à risca, para evitar possíveis exposições a efeitos adversos e nocivos”, disse ele, em entrevista exclusiva à equipe de jornalismo do portal do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico.  

Ele finaliza: “Então, os medicamentos devem ser utilizados apenas conforme preconizado em bula, seguindo a orientação médica, dos profissionais de saúde [como farmacêuticos, por exemplo] e da Agência Reguladora de Medicamentos [Anvisa]”, encerra Poloni, que também é professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica do ICTQ.

A pesquisa que destaca os 200 medicamentos promissores contra a doença está disponível no portal da revista científica Science Advances (confira aqui). 

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente..

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Medicamentos, Farmácia Clínica, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS