Consultório farmacêutico no SUS avança pelo interior do Brasil

Consultório farmacêutico no SUS avança pelo interior do Brasil

A implantação do consultório farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS) tem contribuído para a qualidade de vida dos pacientes que utilizam os serviços das Unidades Básicas de Saúde em todo o País. Monteiro torna-se a primeira cidade da região do Cariri paraibano a contar com o programa, revelou o Portal Correio.

Segundo a Secretaria de Saúde de Monteiro, o objetivo é que o serviço de acompanhamento farmacoterapêutico no âmbito do cuidado farmacêutico seja implantado, implementado e consolidado junto a pacientes em tratamento para doenças crônicas assistidas pelo componente básico da assistência farmacêutica.

Atualmente, o foco do projeto são os pacientes com diabetes, hipertensão arterial e obesidade, de modo que os resultados clínicos, humanísticos e econômicos colaborem com o desenvolvimento de políticas públicas no País, afirma a secretaria.

O farmacêutico e coordenador de assistência farmacêutica de Monteiro, Francisco Xavier Nery Guimarães, que é ex-aluno do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, é o autor da proposta de implantação do consultório no município. Satisfeito, ele comemorou a chegada do programa. “Estou bastante orgulhoso. (O projeto) vai possibilitar aos profissionais farmacêuticos desenvolver com plenitude o seu digno trabalho”, afirmou.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, que engloba desde atenção primária à saúde até procedimentos complexos, como transplantes, sendo referência em muitas ações, inclusive a assistência farmacêutica.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Nesse âmbito, o consultório farmacêutico vem tomando seu espaço no SUS, com adesão de muitas prefeituras pelo Brasil, como destaca o farmacêutico do Ministério da Saúde Rafael Poloni, professor de Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica do ICTQ.

“O consultório farmacêutico no SUS é um grande evento, tanto para a profissão quanto para os pacientes. É o local em que o farmacêutico utiliza para estreitar a sua relação com o paciente, ligando-o ao tratamento de sua patologia, seja por medicamentos ou por práticas não medicamentosas, com o intuito de melhorar a sua qualidade de vida”, afirma Poloni.

Ele completa lembrando que o uso de medicamentos, sejam prescritos ou isentos de prescrição, necessita de orientação e ninguém melhor que o farmacêutico para proporcionar o uso racional e efetivo desses produtos. “Com o acompanhamento do profissional farmacêutico, evita-se o uso inadequado e, obviamente, efeitos adversos dos medicamentos, além de prover ao usuário a segurança de um tratamento correto e eficaz. Consequentemente haverá melhorias na qualidade de vida do paciente”, conclui.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Farmácia, Farmacêutico no Sus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS