Em relatório, a plataforma Consulta Remédio apontou que, no ano anterior, foram registradas quase 700 mil buscas pela ivermectina, somente na cidade do Rio de Janeiro. Esse número, segundo a entidade, representa um aumento de 5.313% quando comparado a 2019. As informações foram divulgadas pelo portal O Dia.
Após a ivermectina, o segundo medicamento mais procurado foi a azitromicina, com 276.892 buscas, em seguida, a hidroxicloroquina, com 211.768 resultados em pesquisa. No caso desta última, as suas buscas representaram uma alta de 7.000%.
De acordo com a plataforma, o forte interesse por esses medicamentos está relacionado à pandemia da Covid-19 no Brasil. Entretanto, cabe destacar, nenhum deles tem eficácia comprovada no tratamento contra a doença.
Em âmbito estadual, o relatório apontou que todo o Estado do Rio de Janeiro apresentou aumentos consideráveis na busca desses medicamentos.
Nesse caso, foram registradas quase 1,2 milhão de buscas apenas pela ivermectina. Seguida pela azitromicina e hidroxicloroquina - tendo essa terceira um aumento de quase 8.000%, em comparação a 2019.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Para a farmacêutica responsável pelo Consulta Remédios, Francielle Mathias, a crescente busca por esses tipos de medicamentos está associada não apenas ao interesse das pessoas em encontrar supostos tratamentos contra a Covid-19, mas também com a facilidade de se pesquisar a composição e comprar esses medicamentos de forma online.
Em encontro a isso, em nota, a Consulta Remédios destacou que a ivermectina liderou as vendas porque pode ser comprada pela internet. Os demais medicamentos não têm essa possibilidade, dessa forma, eles apresentaram um aumento expressivo nas buscas, mas não tiveram o mesmo reflexo nas vendas, conforme explica a farmacêutica do Consulta Remédio:
"O aumento da aquisição de ivermectina foi observado porque a azitromicina e a hidroxicloroquina, por exemplo, pertencem a portarias de medicamentos controlados, em que no caso a venda não é permitida de forma online. Já a ivermectina, que alternou em ser controlada e depois liberada, passou a ser mais procurada desta forma, tornando-se o medicamento com o maior número de aquisições em 2020", detalhou Francielle.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.