Covid-19: medicamento para tontura é nova esperança para salvar pulmões

Covid-19: medicamento para tontura é nova esperança para salvar pulmões

Um hospital de Miami, nos Estados Unidos, será a primeira unidade de saúde a realizar testes em humanos para determinar se o medicamento Ifenprodil (NP-120), usado para tratar vertigens e tonturas, pode "reduzir hospitalizações, mortalidade e danos pulmonares" em pacientes doentes com o novo coronavírus (Covid-19), conforme destacou o diretor executivo da Algernon Pharmaceuticals do Canadá, Christopher Moreau, segundo matéria divulgada pela agência de notícias Efe.

Neste ano, o medicamento foi indicado pela Universidade do Texas, em Dallas, como um possível tratamento eficaz contra a Covid-19. Segundo Moreau, a substância poderia, inclusive, reverter o estado de saúde grave de alguns pacientes. Por isso, o fármaco será testado no Westchester General Hospital, em Miami, e, posteriormente, em outros cinco hospitais nos Estados Unidos, pois, os ensaios já foram autorizados pela Food and Drug Administration (FDA).

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

"Esperamos ver uma redução significativa na taxa de mortalidade, no tempo de permanência no hospital e uma redução dos danos pulmonares gerados ​​pela infeção", disse o executivo da Algernon Pharmaceuticals. Ele completou: "Também temos esperança de que reduza os efeitos graves da tosse, que é outro sintoma comum em pacientes com Covid-19".

Poucas evidências  

Apesar das expectativas em torno do potencial do medicamento, há poucas evidências sobre sua possível ação contra a Covid-19. Moreau explica que foram encontrados "resultados muito promissores" do Ifenprodil contra a gripe aviária H5N1, que é considerada a mais letal do mundo.

Ele reforça que o H5N1 tem mortalidade de mais de 55%, enquanto a Covid-19 é de 1% a 3%. "Os resultados foram muito convincentes, o Ifenprodil conseguiu reduzir a mortalidade em 40% e foi capaz de atenuar a lesão pulmonar aguda e a inflamação no tecido pulmonar”, destacou ele.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Nesse sentido, Moreau enfatiza que "se o Ifenprodil funcionou tão bem com no tratamento da gripe aviária, que é a mais letal do mundo, talvez possa ter um resultado semelhante na Covid-19, que é menos mortal".

Expectativas

Com base no possível potencial do medicamento no tratamento da Covid-19, a indústria farmacêutica canadense entrou com novos pedidos de direito de propriedade intelectual e patentes em todo o mundo para o NP-120 (Ifenprodil), destinados ao uso no tratamento de doenças respiratórias. Segundo o jornal português Diário de Notícias, a companhia até já trabalha para desenvolver uma fórmula injetável da substância.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Automedicação, Farmácia Clínica, coronavírus

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS