A Residência Farmacêutica do ICTQ já é uma realidade! O edital foi lançado e institui o programa para farmacêuticos de todo o País! O estudo em nível de especialização na modalidade residência já existe na área da saúde, sempre ligado ao SUS, para atender às demandas daquele sistema. A remuneração é feita pelo Governo. Já a proposta de residência do ICTQ segue os mesmos padrões acadêmicos e estruturais de uma residência, com bolsas financiadas pelo Governo Federal, no entanto, com uma diferença fundamental: a formação não será no meio público e também não será na área hospitalar. A residência do Instituto acontecerá no âmbito privado, ofertará bolsa de estudo aos candidatos selecionados e formará especialistas em serviços clínicos para o varejo farmacêutico.
Isso significa que, com a participação do profissional nesse programa de residência, ele estará apto a construir consultórios farmacêuticos, desenvolver e executar a prestação de serviços clínicos e prescrever com total segurança em qualquer farmácia de rede ou independente. “Isso porque ele se dedicará integralmente ao estudo prático e ainda será remunerado por isso. Os primeiros residentes serão amplamente disputados pelo mercado, pois serão os únicos com experiência profunda em farmácia clínica aplicada à realidade do varejo farmacêutico”, diz o diretor do ICTQ, Marcus Vinicius de Andrade.
Vale lembrar que a residência será oferecida para qualquer profissional que tiver saído da graduação ou de qualquer curso de especialização. Ele poderá se candidatar a essa residência e passar dois anos com o ICTQ, dentro de um PDV, aprendendo todas as práticas clínicas e todos os serviços farmacêuticos.