Nasce efetivamente o departamento de pesquisas do ICTQ, que teve seu primeiro estudo intitulado Pesquisa acerca do Perfil do Consumidor em Farmácias e Drogarias no Brasil. Com o apoio de execução do Instituto de Pesquisas Datafolha, o ICTQ desenhou um estudo que mapeou o perfil do consumidor, evidenciando seus interesses, crenças, prioridades e visão sobre o mercado farmacêutico (varejo e indústria).
Por ser inédita, a pesquisa, que foi realizada em 12 capitais brasileiras, chamou a atenção dos principais players de mercado e da imprensa nacional. Publicaram os resultados respeitados veículos de comunicação como O Valor Econômico, Folha de S. Paulo, Jornal Hoje da TV Globo, Jornal das 10 da TV Globo News e diversos outros jornais regionais relevantes em seus respectivos Estados.
Empresas como Aché, Sanofi Aventis, Laboratório Teuto e a associação Interfarma logo adquiriram o estudo na íntegra com o objetivo de subsidiar seus posicionamentos estratégicos frente ao mercado. Instituições como CADE (Câmera de Regulação Econômica) e conselhos de classe também utilizaram do primeiro estudo do ICTQ para decisões e posicionamentos políticos no segmento farmacêutico.
Já no segundo estudo da Instituição, chamado de Saúde Medicalização e Qualidade de Vida, o ICTQ foi além. Pesquisou 135 municípios brasileiros e levantou uma informação inédita até então: 54% da população brasileira tinha o hábito de consumir medicamentos regularmente. Dessa forma os estudos e pesquisas se tornaram parte do DNA do Instituto - exclusivamente voltado ao mercado farmacêutico.