João Pessoa (PB) recebe a exposição cultural desenvolvida pelo ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico. O projeto é composto de charges exclusivas com mensagens carismáticas, humorísticas e, ao mesmo tempo, educativas sobre os cuidados essenciais no consumo de medicamentos. O evento acontecerá em dois shoppings da capital: Manaíra Shopping Center (de 17 a 23 de novembro de 2014) e Tambiá Shopping (de 24 de novembro a 5 de dezembro de 2014). No período haverá plantão de um profissional farmacêutico para sanar dúvidas e oferecer serviços aos visitantes.
A exposição acontecerá graças à parceria entre o ICTQ, a Comissão de Direito Sanitário e Biodireito da OAB-PB e a Escola Superior do Ministério Público - FESMIP-PB. “O evento proporcionará à população paraibana, em especial aos consumidores pessoenses, esclarecimentos relevantes sobre o consumo responsável de medicamentos, bem como os graves riscos à saúde decorrentes de seu uso indiscriminado. Como a capital paraibana atrairá grande fluxo de pessoas no período das exposições, incluindo turistas nacionais e internacionais, o impacto sobre a reflexão de consciência sanitária quando do consumo de medicamentos será ainda mais amplo”, explica o representante da OAB-PB, o advogado João Peixoto Neto.
Segundo ele, as mensagens lúdicas veiculadas pelos trabalhos expostos, por meio de charges, proporcionará, a um só tempo, educação, cultura e formação de uma postura consumerista farmacêutica mais racional e responsável. “Todos os cidadãos serão beneficiados pela participação na exposição, a partir do contato visual com as imagens e a interação com as equipes das instituições promotoras dos eventos, por meio de esclarecimentos e informações prestadas”.
Pesquisa realizada pelo ICTQ, em parceria com o Datafolha, revela que no Brasil 76,4% da população consomem medicamentos por indicação de familiares e amigos. O estudo apontou ainda que 32% aumentam a dosagem do medicamento para conseguir um efeito mais rápido e o dado alarmante indica que 22,6% declaram ter tido algum tipo de reação adversa após o consumo de um medicamento.
“Essa exposição mostra a importância que nós damos às ações de responsabilidade social, já que a cultura da automedicação e a falta de controle sobre a venda de medicamentos em farmácias são fatores que comprometem toda a cadeia de vigilância sobre sua produção e utilização no País”, finaliza o diretor de Pesquisa do ICTQ, Marcus Vinicius de Andrade.
Além da Paraíba, o evento já percorreu os Estados de São Paulo e Goiás. As próximas localidades a receberem a Exposição Cultural do ICTQ são Paraná e Rio Grande do Sul.