Bauru - cidade no interior paulista - recebe a exposição cultural desenvolvida pelo ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico. O projeto é composto de charges exclusivas com mensagens carismáticas, humorísticas e, ao mesmo tempo, educativas sobre os cuidados essenciais no consumo de medicamentos. O evento está sendo inaugurado hoje, 14 de agosto, e se estenderá até 20 de setembro, no Boulevard Shopping Nações Unidas. No período haverá plantão de um profissional farmacêutico para sanar dúvidas e oferecer serviços aos visitantes.
A exposição faz parte da maior campanha nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos, dentre as instituições de iniciativa privada. O projeto disponibiliza ainda dados inéditos de pesquisas sobre o tema, charges nas mídias sociais, além das exposições de peças exclusivas nos principais shoppings nacionais, que levam informações relevantes sobre o uso consciente de medicamentos para mais de 50 milhões de brasileiros de todas as regiões.
“Essa iniciativa mostra importante responsabilidade social, já que a cultura da automedicação e a falta de controle sobre a venda de medicamentos em farmácias são fatores que comprometem toda a cadeia de vigilância sobre sua produção e utilização no País”, fala o diretor de Pesquisa do ICTQ, Marcus Vinicius de Andrade.
Estudo realizado pelo ICTQ, em parceria com o Datafolha, revela que no Brasil 20% da população têm como hábito consumir medicamentos tarja vermelha ou tarja preta sem orientação de um médico ou um farmacêutico. Vale lembrar que nos últimos cinco anos o Brasil registrou quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa, segundo dados do Ministério da Saúde. Isso mostra a extrema relevância desta exposição sobre o Uso Racional de Medicamentos do ICTQ.
Exposição Cultural sobre o Uso Racional de Medicamentos
Local: Boulevard Shopping Nações Unidas (piso L4, em frente ao Cinépolis), em Bauru (SP).
Período: 14/08 a 20/09
Horário: 10h30 às 22h30
Serviço de orientação farmacêutica: O farmacêutico de plantão, Gilberto Hiratsuka, estará presente das 13h às 21h, quando esclarecerá as dúvidas sobre medicamentos e aferirá pressão dos visitantes.