O ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para Farmacêuticos vem promovendo a maior campanha nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos, dentre as instituições de iniciativa privada. O projeto disponibiliza dados inéditos de pesquisas sobre o tema, charges nas mídias sociais e exposições de peças exclusivas nos principais shoppings nacionais que levam informações relevantes sobre o uso consciente de medicamentos para mais de 50 milhões de brasileiros de todas as regiões.
Essa iniciativa da Instituição mostra importante responsabilidade social, já que no Brasil os medicamentos com tarja vermelha são vendidos sem apresentação da receita, o que se torna um problema grave de saúde pública, já que eles correspondem a 65% do mercado de medicamentos. A cultura da automedicação e a falta de controle sobre a venda desses produtos em farmácias e drogarias são fatores que comprometem toda a cadeia de vigilância sobre sua produção e utilização no País.
A campanha pelo uso consciente de remédios teve seu primeiro passo em janeiro deste ano, com a publicação do 1º Censo Demográfico Farmacêutico do Brasil, cujo tema repercutiu fortemente em todo o País. Enquanto outros atores do mercado farmacêutico se preocuparam em apontar o excesso de farmácias, o diretor do ICTQ foi enfático em seu alerta à população. "Em muitas farmácias é o atendente quem faz as vezes do farmacêutico. Isso expõe a população a complicações de quadros clínicos de saúde e até ao risco de morte", afirmou Andrade, em entrevista à Folha de São Paulo. O alerta impactante sobre os riscos do consumo de medicamentos sem a orientação de um farmacêutico repercutiu em toda a imprensa nacional. Nenhuma outra entidade ou instituição do mercado farmacêutico têm em seu histórico projeção semelhante.
Peças da campanha
Desde fevereiro de 2014 uma exposição online constituída por charges originais vem mostrando aos consumidores nas redes sociais uma mensagem carismática, humorística e, ao mesmo tempo, educativa sobre quais são os cuidados essenciais no consumo de remédios. A exposição online deve ganhar as ruas em maio de 2014, por meio da apresentação física das charges nos shoppings de maior circulação nas principais capitais nacionais.
Vale lembrar que nos últimos cinco anos o Brasil registrou quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa, segundo dados do Ministério da Saúde. Somente no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo são 600 casos ao mês. Apesar desta frequência, a população demonstra não estar atenta aos riscos da automedicação que, em muitos casos, leva o paciente à morte.
Pesquisa realizada pelo ICTQ em parceria com o Datafolha revela ainda que no Brasil 20% da população têm como hábito consumir medicamentos tarja vermelha ou tarja preta sem prescrição de um médico ou um farmacêutico.
Outro estudo ainda inédito do ICTQ revelará de forma precisa o comportamento do brasileiro ao consumir remédios. Os resultados serão disponibilizados pela instituição no dia 5 maio de 2014, considerado o Dia de Campanha Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos. O estudo vem sendo desenvolvido com o apoio consultivo dos Conselhos Regionais de Farmácia.
“O ICTQ tem sido procurado por diversas empresas ligadas à indústria e ao varejo farmacêuticos que estão interessadas em participar da campanha e também em relacionar suas marcas ao uso consciente de medicamentos. Elas têm apoiado a inciativa da instituição por ser considerada inédita no setor privado e por constituir um marco na valorização do farmacêutico no atendimento em serviços de saúde”, conclui Andrade.