IA, cibersegurança e logística: os bastidores da transformação digital da Drogaria Araujo com a Dell

Durante o evento Dell Technologies World 2025 realizado em Las Vegas nesta semana, com a presença in loco do TudoCelular, a Dell e a Drogaria Araujo contaram como a parceria entre as empresas têm aprimorado a experiência em atendimento e na proteção de dados.

Para isso, estiveram presentes na entrevista o líder de Operações de Tecnologia da Drogaria Araujo, Rodrigo Soares, o presidente da Dell Brasil, Diego Puertas, e o presidente da Dell Technologies para a América Latina, Luis Gonçalves.

Rodrigo destaca que a Araujo é cliente da Dell há mais de 20 anos, em uma parceria que se estende por áreas como infraestrutura, proteção de dados e cibersegurança. Além disso, os investimentos em tecnologia fizeram com que 16% do faturamento da rede de farmácias sejam por canais digitais, com um tempo média de entrega de 15 minutos aos clientes.

O centro de distribuição é semiautomatizado, com todo o sistema de logística rodando em soluções da Dell. Soares ressalta que os equipamentos da Dell garantem backup limpo, caso haja algum problema de cibersegurança, uma vez que abrigam toda a solução de backup, armazenamento e segurança.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Diego Puerta acrescenta que a solução oferecida pela Dell à Drogaria Araujo se trata do PowerStore, um servidor considerado o carro-chefe da marca. Ele também conta que o equipamento de última geração da empresa possui uma eficiência energética cujo investimento é compensado diretamente na economia da conta de luz.

Já Luis Gonçalves explica que os avanços de IA da companhia são grandes responsáveis por esse consumo mais eficiente, além de uma melhor refrigeração. Isso porque a Inteligência Artificial consegue determinar as melhores combinações de hardware para descobrir qual o conjunto mais otimizado.

Sem mais delongas, você pode conferir as respostas dos entrevistados a seguir. Aproveite para deixar o seu comentário no espaço abaixo do texto.

Parceria entre Drogaria Araujo e Dell

 “A Dell garante que o nosso backup está limpo, É uma infraestrutura totalmente apartada, onde depois que eu faço esse backup, ele captura essa informação, faz toda uma análise para garantir que aquilo ali esteja livre de qualquer tipo de infecção e coloca uma trava naquilo. Ninguém mexe mais nesse dado, ninguém tem acesso a ele mais.” (Rodrigo Soares - Líder de TI da Drogaria Araujo)

Já sofreu algum ataque?

          “Não chegamos a receber ataque. É a questão mesmo de evolução tecnológica. A preocupação sempre existiu. Mas à medida em que os ataques se tornam mais sofisticados, você tem que buscar soluções mais sofisticadas para proteger os dados. Então, a gente tinha backup, a gente tinha soluções de segurança, tudo isso, mas a nossa visão foi: ‘olha, as coisas estão ficando mais complexas e a gente precisa adicionar uma camada adicional de proteção’. Então, a proteção existia. O que nós buscamos foram camadas adicionais ali para melhorar e aumentar essa proteção.” (Rodrigo Soares - Líder de TI da Drogaria Araujo)

Previsão de uso da IA

 “A gente está no início da jornada de AI. A gente tinha algumas iniciativas espalhadas; Iniciativas de produtividade, das áreas de negócio. E a gente entendeu que precisava melhorar a governança dessas iniciativas. A base para IA são os dados. A gente já tem uma equipe de data analytics consolidada há muitos anos. E no final do ano passado, a gente decidiu que a equipe que governaria as iniciativas de IA seria essa equipe. Organizamos essa equipe e estamos trazendo para ela todas as iniciativas de IA que existem na companhia. É lógico, a gente quer trabalhar com os dados que a gente tem. Como temos todos os dados curados e mapeados, eu sei o que vendo em cada loja. Então, melhorar o meu modelo de predição do que eu preciso de ter na loja, é um desafio que a temos hoje; A gente já tem um modelo próprio, um algoritmo nosso, mas será que a IA não vai me trazer um algoritmo mais eficiente, um modelo de previsão de demanda de uma loja melhor do que o que a gente tem hoje? Por exemplo, essa é uma das iniciativas que a gente está para estar buscando trabalhar. Também iniciativas de produtividade, seja para área de negócio, área jurídica, área de RH, melhorar meu processo seletivo, melhorar a minha velocidade de análise de contratos jurídicos. São todas as iniciativas que estamos começando a trabalhar. E modernização de aplicações. A gente tem uma série de aplicações que são de desenvolvimento nosso. E quando você tem muita aplicação acaba que você não consegue modernizar na velocidade que o seu negócio exige. Então, algumas aplicações vão ficando defasadas tecnologicamente. O esforço para atualizar isso começa a ser muito grande, e a gente está vendo grande oportunidade com a IA para ajudar a gente a modernizar essas aplicações, ser mais ágil nesse processo de modernização, seja usando uma tecnologia nova, ou simplificando mesmo os sistemas atuais.” (Rodrigo Soares - Líder de TI da Drogaria Araujo)

O que a Dell fornece de serviços na parceria?

 “Hoje, a gente é atendido diretamente pela Dell. E toda vez que a gente tem um processo de modernização desse, lógico, a gente faz toda uma pesquisa de mercado. Mas a Dell tem conseguido manter o cliente tanto em termos tecnológicos, quanto em termos financeiros, porque é importante também. A gente é uma empresa de varejo, a gente ganha no centavo. Não compramos Dell só porque a gente gosta, mas também porque financeiramente a coisa está ficando boa. Toda a parte de desenho do projeto e implementação é feito diretamente com eles. Eles ajudam a gente desde a concepção até a entrega e colocando aquilo ali para produção. Temos um serviço com eles de suporte, que dá todo o suporte ali ao hardware. Isso já é padrão. Toda compra que a gente faz de equipamento, compra com esse suporte, que é 24 por 7. A operação exige isso, então, qualquer problema que eu tenho, a gente tem canal direto com os engenheiros da Dell. E para essa parte de cibersegurança, de gestão do cofre, a gente contratou um serviço especializado. Quem gerencia esse cofre para mim hoje é a equipe da Dell. Se o meu backup entra ali, se tem algum alerta, eles é que me notificam e fazem essa tratativa. Temos geralmente esses dois tipos de serviço. Toda parte do suporte ao hardware que a gente compra e para o cofre especificamente esse serviço de gestão do ambiente.” (Rodrigo Soares - Líder de TI da Drogaria Araujo)

Estrutura de servidores

 “São locais. Lógico que a gente tem algumas aplicações que rodam em nuvem hoje. Por exemplo, o nosso app tem aplicações que rodam na AWS, mas aquilo que está rodando dentro dos data centers são em equipamentos da Dell, tanto a parte de computação, quanto a parte de armazenamento. E agora, essa parte de segurança e proteção do mercado.” (Rodrigo Soares - Líder de TI da Drogaria Araujo)

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/3328-pos-graduacao-farmacia-clinica-e-prescricao-farmaceutica)

“Eles são clientes do PowerStore, que é o grande servidor, o carro-chefe do nosso portfólio.” (Diego Puerta - Presidente da Dell Brasil)

Gestão energética

“Em termos de equipamento, não são muitos, porque cada vez mais esses equipamentos estão condensados. PowerStore, por exemplo, para a parte de armazenagem, é um equipamento extremamente denso. Você consegue armazenar muita informação usando um espaço muito pequeno no data center. Cada vez mais, a gente tem aumentado a nossa capacidade computacional, mas o espaço necessário para manter esses servidores tem diminuído. Nessa última troca que a gente fez no nosso data center principal, a gente conseguiu reduzir um rack com a troca, trazendo mais performance, tendo mais poder de computação num espaço menor.” (Rodrigo Soares - Líder de TI da Drogaria Araujo)

Economia no upgrade

“Só para você ter uma ideia, esta nova geração que a gente está lançando, a geração 17G, se você tiver um servidor que você comprou em 2017, 2018, rodando hoje e trocar por um novo, só a economia de energia para um workload equivalente já paga o servidor novo. Ou seja, os servidores são muito mais eficientes do que eles eram. Acho que nós que temos a solução premium de ponto de vista de economia, esse é um ponto muito importante. Os servidores são muito mais eficientes.” (Diego Puerta - Presidente da Dell Brasil)

Maior capacidade e melhor eficiência

“Do ponto de vista de capacidade de cômputo é um para sete. Sete do passado é um de hoje. Você aumenta a capacidade de cômputo sete vezes de um para outro e a capacidade energética é quase a metade. Então, você faz a conta vezes sete, que é a história das GPUs que a gente viu também, da H100 para GB300. Você pega um rack com oito processadores cada servidor, dava quatro servidores em um máximo que o rack suportaria, portanto, 32 processadores. Hoje, você coloca 200 processadores em um rack. E com uma eficiência energética 30% maior por processador. Óbvio, com liquid cool, que ele muda completamente a equação. Mas é incrível a evolução nessa preocupação. Energético, refrigeração e capacidade de cômputo com um grande adensamento.” (Luis Gonçalves - Presidente da Dell Technologies para América Latina)

 

Presença de IA no equipamento da Dell

“Nesse caso do cofre, tem um aspecto interessante que não é energia, mas que a gente fala muito para os clientes. É o seguinte: o que eu ponho de pé primeiro, na hora que cair tudo e eu tiver que recuperar o cofre? Como é que você sabe o que você vai trazer? Porque você pode trazer toda a massa de dados, mas dependendo da ordem que você trouxe, você consegue colocar o seu sistema no ar antes. Esse sistema do cofre tem Inteligência Artificial que está analisando a produção atual com outros agentes, para ele saber o que traz primeiro para subir o mais rápido possível. E o que pouca gente hoje fala é o quanto na tecnologia a gente vem investindo em colocar IA para balancear o consumo energético. Que era um negócio que lá no AlexNet, quando o Google comprou a turma do Deep Mind, uma das primeiras coisas que eles fizeram foi desenvolver Inteligência Artificial para diminuir o custo da energia das farms de servidores que tinham lá para Cloud, para aquela ocasião ainda que estava tudo começando a se desenvolver em IA. Hoje, desde o notebook da Dell até os servidores mais sofisticados, tem algoritmos de Inteligência Artificial ali para garantir o menor consumo energético dada a maior performance necessária. Por isso que você pega um Power Store e fala: ‘Puxa, ele é superadensado’. E, ao mesmo tempo, consegue ter uma performance muito, muito superior às tecnologias anteriores.” (Luis Gonçalves - Presidente da Dell Technologies para América Latina)

IA na infraestrutura e refrigeração

“Outra coisa que usa muito de Inteligência Artificial é no desenho dos equipamentos, da infraestrutura. A gente fala de digital twins. Existem formas de distribuir os componentes na placa-mãe ou no servidor que podem facilitar mais ou não fluxo de ar para diminuir a necessidade de refrigeração. Só que quantas tentativas você pode fazer? Você vai construir quantas placas? Você faz nos digital twins. Você testa todas as possibilidades possíveis. Joga no AI e fala: testa todas as combinações possíveis de processador, memória, CPU, Power Force, o sistema de cooling, e aí ele vai te dar o mais otimizado. Isso avançou muito. Mas ainda assim, a demanda supera muito, por isso a preocupação energética hoje, porque quando a gente olha, vê e fala: ‘Bom, essa demanda vai explodir’. Mesmo com esse alto grau de eficiência das tecnologias que hoje já são usadas para desenhar os produtos.” (Luis Gonçalves - Presidente da Dell Technologies para América Latina)

Produtos AI-in

“Uma premissa de design de produto da Dell é que os produtos agora são AI-in, ou seja, todos eles com tecnologia de AI embarcada para melhorar a experiência do cliente e a proteção. Isso vai do PC, a solução de armazenamento, networking, os monitores. Então, todos os produtos hoje já vêm com algum tipo de tecnologia de AI-embarcada.” (Diego Puerta - Presidente da Dell Brasil)

IA na borda

“É o que a gente fala do AI no Edge. Porque você leva o AI a capacidade de cômputo do AI pro dado e não vice-versa. Que é simples entender quando você pensar em Fórmula 1. Você não leva todo o dado da corrida lá para a sede da McLaren na Inglaterra. Tem que processar no carro. Só transmite o dado para ele. Depois coleta todo o dado, combina com o dado da outra corrida, cria um mash de dados, aprende alguma coisa. Mas na corrida, você precisa decidir na corrida. O carro que está andando na rua precisa decidir se é um cachorro ou uma criança.” (Luis Gonçalves - Presidente da Dell Technologies para América Latina)

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias

Contatos

WhatsApp: (11) 97216-0740
E-mail: faleconosco@ictq.com.br

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a quinta-feira: das 08h às 17h
Sexta-feira: das 08h às 16h (exceto feriados)

Quero me matricular:
CLIQUE AQUI

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - 5º andar - Centro - Anápolis/GO 

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS