O Projeto de Lei 2115/24 está causando discussões na Câmara dos Deputados. A proposta, apresentada pelo deputado Fábio Teruel (MDB-SP), determina que medicamentos contendo semaglutida, como Ozempic e Wegovy, passem por um controle sanitário especial. Segundo o texto, será obrigatória a retenção da receita com os dados do paciente para a venda desses produtos, alterando assim a Lei de Controle Sanitário de Medicamentos.
O deputado Teruel justifica a proposta argumentando que os medicamentos desse tipo, indicados para diabetes mellitus tipo 2 e obesidade, estão sendo cada vez mais utilizados por pessoas em busca de emagrecimento, muitas vezes sem orientação médica e para finalidades não previstas na bula.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Atualmente, esses remédios podem ser adquiridos em farmácias sem a necessidade de apresentar a prescrição médica. Segundo Teruel, a falta de controle na venda desses medicamentos é preocupante, uma vez que podem trazer riscos à saúde quando utilizados sem a devida orientação profissional.
O projeto agora passa por tramitação nas comissões de Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovado, seguirá para análise no Senado para se tornar lei.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias