Farmácias devem informar sobre casos suspeitos de Covid-19 no Ceará

Farmácias devem notificar casos suspeitos de Covid-19 em até 24 horas

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) acabou de emitir uma nota técnica para farmácias e drogarias, determinando que elas passem a notificar o Ministério da Saúde (MS) sobre todos os casos suspeitos de Covid-19 que atenderem em seus estabelecimentos.

A notificação deve ser cadastrada no sistema do MS em até 24 horas. O documento foi divulgado na quarta-feira (24/02), apontando que o registro "é a melhor maneira de subsidiar gestores para o planejamento das ações de prevenção e controle" da Covid-19.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Os casos suspeitos compreendem todos os pacientes sintomáticos e assintomáticos positivos que fizeram o teste de antígeno, assim como os sintomáticos positivos no teste de anticorpo.

Para notificar o MS, os estabelecimentos devem se cadastrar no sistema de informações do Governo.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Atuação do farmacêutico

Com a medida, os farmacêuticos que atuam no balcão precisam reforçar a orientação aos pacientes que apresentarem suspeitas de Covid-19.

A coordenadora acadêmica do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico e especialista em farmácia clínica e prescrição farmacêutica, Juliana Cardoso, explica como deve ser a conduta desses profissionais com o paciente.

“A orientação acerca da suspeita da contaminação por covid-19, ainda que para pacientes assintomáticos, é sempre procurar uma unidade de saúde de campanha, que esteja atendendo casos específicos para Covid-19 para assim a realização do teste RT- PCR, que é o teste padrão ouro para confirmar ou descartar a suspeita da infecção pelo SARS-CoV 2”. 

Juliana pontuou que, entre as orientações do farmacêutico, é importante reforçar que o “isolamento total é imprescindível para o suspeito e os demais que tiveram ou possuem contato direto com o paciente até o resultado final do teste”.

Em seguida, ela explica que, com o resultado, a junta médica e os demais profissionais de saúde irão dar as orientações específicas sobre a quarentena, assim como o possível tratamento de acordo com sinais e sintomas de cada paciente.

Por fim, a coordenadora sintetiza a atuação conjunta dos profissionais de saúde e também endossa os cuidados que os farmacêuticos devem ter para evitar o contágio da doença.

“Cabe ao farmacêutico realizar o contato entre o paciente e a equipe de saúde especializada para esta situação. E, claro, o profissional sempre deverá estar munido de equipamentos de proteção individual, provendo, assim, a sua segurança e de todos aqueles que o cercam”, concluiu.

Covid-19 no Ceará

Em 26 de fevereiro, o Ceará passou a adotar medidas restritivas mais severas para conter o avanço da pandemia, pois, por lá, segundo dados da plataforma IntegraSUS, a ocupação da Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adultas exclusivas para Covid-19 chegou a 95,5%. Em números, o Estado tem apenas 63 leitos de UTI disponíveis para atender à população.

Os dados da IntegraSUS apontam também que já são 425.372 casos de Covid-19 confirmados no local e 11.284 mortes. O Estado é o segundo do Nordeste com maior número de vítimas - o líder é a Bahia, com 11.819 mortes e 684.037 casos (dados coletados em 01/03/2021, às 10:08).

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmácia, Drogarias, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS