A Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) decidiu suspender a realização da maior feira de distribuidores de medicamentos do Brasil, que aconteceria em 17, 18 e 19 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O motivo do cancelamento é o aumento dos casos da Covid-19 ( novo coronavírus) em território nacional.
Em nota oficial à imprensa, a organização do evento explica: “Estávamos monitorando diariamente as orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e os acontecimentos sobre o coronavírus, decidimos, por precaução, e em nome da saúde e segurança pública, não realizar o evento neste momento”, afirma.
Ainda de acordo com a informação, os organizadores não definiram uma nova data para o evento: "Pedimos desculpas aos nossos associados, sócios colaboradores, expositores, patrocinadores, fornecedores e palestrantes e todos os convidados pela decisão, mas a declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em combinação com a piora de cenário, especialmente em São Paulo, foram imperativos na decisão".
Leia também: Como distribuidores de medicamentos faturam R$ 6,6 bilhões, abastecendo 65% do varejo
Com exclusividade à equipe de jornalismo do Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, a assessoria de imprensa da Abradilan ainda reitera: “A diretoria se reunirá para definir as novas diretrizes do evento, da melhor forma possível”.
Constituída em 1998, a Abradilan é a maior feira de distribuidores de medicamentos do Brasil. Participam do evento diversas empresas nacionais, entre distribuidoras de fármacos e produtos de higiene, beleza e nutrição.
Casos só aumentam no Brasil
Nesta sexta-feira (13/03), o último balanço divulgado pelas secretarias estaduais de saúde e pelo Hospital Albert Einstein confirmou 143 casos de Covid-19 em território nacional. Na última quinta-feira (12/03), um relatório do MS, que saiu às 16h20, mostrava apenas 77 infectados no País. Os dados começam a preocupar as autoridades públicas, porque mostram que os números só aumentam no Brasil.
Outros 1.427 pacientes com suspeita de infecção aguardam resultados de exames laboratoriais para confirmar o possível diagnóstico. O levantamento do MS mostra ainda que 2.659 suspeitas foram descartadas.
Segundo o boletim, o Estado de São Paulo lidera o número de casos confirmados de Covid-19. Ao todo, 46 pacientes estavam infectados pelo vírus. Já nas demais regiões, os dados do MS confirmaram: Rio de Janeiro (16 casos), Paraná (seis casos), Rio Grande do Sul (quatro casos), Pernambuco (dois casos), Bahia (dos casos), Distrito Federal (dois casos), Alagoas (um caso), Minas Gerais (um caso) e Espírito Santo (um caso).
Indústrias farmacêuticas também se posicionam
Com exclusividade à equipe de jornalista do Portal do ICTQ, o grupo Prati-Donaduzzi informou que: "Preocupado com a saúde e bem-estar das pessoas, diante do aumento de casos do coronavírus, decidiu suspender, por tempo indeterminado, as viagens de todos os colaboradores, assim como o fluxo de visitantes".
A empresa farmacêutica ainda afirmou que: "Esse procedimento se faz necessário para colaborar com o combate ao avanço da doença mediante a pandemia decretada pela OMS".
Segundo a Prati-Donaduzzi, "a decisão vem ao encontro da missão e dos valores de todas as empresas que prezam pelo cuidado integral com a população".
Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.