Farmácia Hospitalar e Acompanhamento Oncológico

Farmácia Hospitalar e Acompanhamento Oncológico

Esta especialização atende aos requisitos da Resolução 640/17 do CFF - Conselho Federal de Farmácia, que estabelece a titulação como pré-requisito mínimo para atuação em oncologia, cujo preparo dos antineoplásicos e demais medicamentos na oncologia é atribuição privativa do farmacêutico. Uma hiper especialização da Farmácia Hospitalar que mais bem remunera o profissional.

  • ICTQ - Nota Máxima no MECNota Máxima no MEC
  • ICTQ - Método MultimodalMétodo Multimodal
  • ICTQ - Mais de 400 horas/aulas400 horas/aulas
  • ICTQ - Inicio ImediatoInicio Imediato
  • ICTQ - Aulas 100% online100% online

Disciplinas do curso

Confira todas as disciplinas do curso de Farmácia Hospitalar e Acompanhamento Oncológico

Ética e Bioética em Oncologia

Introdução à bioética /Ética e Moral / Conceito da Bioética /História da Bioética / Desafíos da Bioética / Pilares da Bioética / Princípio da beneficência / Princípio da não maleficência / Princípio da justiça / Princípio da autonomia / Abrangência do conceito de Autonomia / Abrangência da Autonomia / Fundamentos da autonomia / Competência e autonomia reduzida / Autonomia / Limites da autonomia / Adolescente e autonomia / Autonomia - Paternalismo / Cultura paliativa / Atuação em Cuidados Paliativos / Fases da doença e os níveis de complexidade dos doentes em cuidados paliativos / O Papel do farmacêutico oncológico e Pesquisa Clínica / Definição / Tipos de pesquisa/ Tipos de Estudos Clínicos / Instâncias reguladoras / Resoluções / Bioética na era do sequenciamento de nova geração / Projeto Genoma Humano/ Novas terapias para o tratamento do câncer.

Legislação e Políticas Públicas em Oncologia

Capacitar Farmacêuticos para Atuar nas Atividades de Farmácia Hospitalar Oncológica / Ética / Legislações Vigentes / Realidade Brasileira / Políticas Públicas em Oncologia /Princípios do Sistema Único da Saúde / Processo Histórico / Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer /Manual de Bases Técnicas em Oncologia / Legislação em Oncologia / Resoluções do Conselho Federal de Farmácia / RDC 220/2004 / RDC 67/2007.

Seleção e Padronização de Medicamentos em Farmácia Hospitalar

Ciclo da assistência farmacêutica / Seleção de medicamentos / Fases e Etapas do Processo de Seleção de Medicamentos / Critérios para a Seleção de Medicamentos / Aspectos Importantes para a Seleção de Medicamentos / Modelos para a Seleção de Medicamentos / Modelo Tradicional / Modelo Estruturado / Sistema de Guia Farmacoterapêutico / Modelo Baseado no Método Sistema de Análise de Decisão Multiatributos / MAUT - Teoria da Utilidade Multiatributo / SOJA- Sistema de Análise de Avaliação por Objetivo / Padronização de Medicamentos /  Vantagens da Padronização /  Processo de Implementação de uma Padronização / Comissão de Farmácia e Terapêutica / Definição do Elenco / Especificação de Medicamentos /  Inclusão de Medicamentos na Padronização / Indicadores de Desempenho / Indicadores Relacionados a Seleção de Medicamentos / Curva ABC / Análise de Criticidade – XYZ.

Farmacoeconomia em Oncologia

Conceito de Assistência Farmacêutica e do Uso Racional de Medicamentos numa visão econômica / Compreender o Mercado Farmacêutico – Brasil e no Mundo / Importância da Farmácia Clínica no Âmbito Econômico / Farmácia Hospitalar / Oncologia e Aspectos Econômicos / Judicialização em Saúde; Avaliação de Tecnologia em Saúde / Saúde Baseada em Evidências / Farmacoeconomia e Métodos de estudos / PICO / CONIT/ Comissão de Farmácia e Terapêutica.

Sistemas de Dispensação de Medicamentos em Farmácia Hospitalar

Dispensação e Distribuição de Medicamentos na Farmácia Hospitalar:  conceitos iniciais, justificativas; componentes e descrição de suas atividades. Sistemas de distribuição de medicamentos na FH, suas aplicações, vantagens e desvantagens. Práticas de Fracionamento de Medicamentos e Unitarização de Doses, atividades estratégicas para a promoção do URM e Segurança do Paciente. / Atualização de Conceitos e Legislação Vigentes / Responsabilidades e competências dos profissionais farmacêuticos no desenvolvimento dessas práticas. Tecnologias da Informação e a Automação como ferramentas importantes para as boas práticas da Dispensação e Sistemas de Distribuição. Desenvolvimento dos processos em diferentes realidades de serviços de farmácias hospitalares / Fracionamento de Medicamentos e Unitarização de Doses, legislação e desenvolvimento. Serviços farmacêuticos de Doses Unitárias: Central de Nutrição Parenteral; Central de Quimioterapia; Central de Misturas Intravenosas.Comissões de Farmácia e Terapêutica e Controle de Infecção Hospitalar, e suas contribuições   para a efetividade das ações do sistema de distribuição de medicamentos.Dispensação e Sistemas de Distribuição de Medicamentos, ferramentas estratégicas para a Promoção do URM e Segurança do Paciente.

Logística, Logística Reversa em Ambiente Hospitalar

Ciclo Logístico da Assistência Farmacêutica como ponto de partida. / Bases teóricas e legais sobre logística em serviços de saúde. / A Dispensação e distribuição de medicamentos como ponto impactante na Cadeia Logística Assistencial e Farmácia Clínica. / Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), como aliados a cadeia logística assistencial. / Validação Farmacêutica da Prescrição como elo impactante na dispensação de medicamentos e cadeia logística assistencial. / Cadeia logística X Dispensação de medicamentos sob controles especiais (Antimicrobianos, Psicotrópicos, Medicamentos de Alta Vigilância (MAVs), Look alike sound alike (LASA), Termolábeis e Alto Custo). / Cadeia logística X o cuidado na dispensação e distribuição de medicamentos em formulações magistrais, oficinais e de uso off label. / Cadeia logística X a dispensação e distribuição de medicamentos através das Centrais de Unitarizações de Doses (Centrais de Quimioterápicos, de Nutrição Parenteral e de Fracionamento de Soluções Injetáveis). / Cadeia logística e sua importância na gestão do cuidado e segurança do paciente.  / Gestão de custos na cadeia logística. / A dispensação e distribuição de materiais como atividades estratégicas na Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar. / Cadeia logística x Erros de medicação. / Aplicação de ferramentas lean helthcare na cadeia logística hospitalar. / Logística Reversa: conceitos, legislação e aplicabilidade na gestão de custos e ações sócio ambientais do hospital. / Indicadores da cadeia logística e seus impactos na gestão de qualidade que impactam na segurança do paciente. / Gestão de Pessoas e Logística Hospitalar: processo contínuo de capacitação.

Central de Manipulação de Quimioterápicos

Atribuições e qualificação do profissional farmacêutico em oncologia. / Noções gerais de uma central de preparo de terapia antineoplásica – fluxos envolvidos desde a avaliação da prescrição até a dispensação dos medicamentos (orais e parenterais). / Infraestrutura física e equipamentos: área física, equipamentos, manutenção preventiva e corretiva, certificação da área e equipamento, limpeza e desinfecção da área e dos equipamentos, planos de contingência./ Avaliação Técnica da prescrição médica: avaliação dos componentes da prescrição médica quanto à dose, compatibilidade e estabilidade físico-química, tratamento e outros.  Intervenção Farmacêutica. / Cálculos: superfície corpórea, dose dos esquemas terapêuticos, situações especiais (carboplatina, ácido zoledrônico, ajuste de dose e outros).

Nutrição Enteral e Parenteral

Elucidar Aspectos de Nutrição Enteral / A Importância de uma Área Limpa / Histórico / Definição / Importância / Equipamentos / Espaço Físico e Manutenção / Elucidar Aspectos da Nutrição Parenteral / Administração/ Síndrome da Realimentação/ Conceitos da Análise Farmacêutica / Cálculos Nutricionais e Cálculos de Estabilidade/ Elucidar a Importância da Paramentação em um Ambiente de Área Limpa / Técnicas e  Rota de Manipulação de uma Nutrição Parenteral / Como as Informações Contidas na Prescrição de Nutrição Parenteral são Incluídas em um Sistema Utilizado na Prática Farmacêutica / A Importância da Padronização das Prescrições / Segurança no processo e segurança do paciente.

Farmacocinética Clínica e Farmacodinâmica em Medicamentos Oncológicos

Variabilidade Terapêutica / Objetivos da Farmacologia Clínica / Parâmetros Farmacocinéticos / Aplicações da Farmacocinética Clínica / Processos Farmacodinâmicos de Medicamentos Oncológicos / Conceito de farmacocinética / Vias de administração / Absorção dos Fármacos / Distribuição / Biotransformação / Reações de Fase I e II do Metabolismo / Farmacocinética clínica / Cinética de Primeira Ordem / Cinética de Michaells Menten / Parâmetros farmacocinéticos / Farmacodinâmica.

Interações Medicamentosas em Medicamentos Oncológicos

Tipos de interações / Medicamentos-medicamento, medicamento-alimento, medicamento-álcool / Principais fatores que favorecem às interações medicamentosas / Interações Farmacocinéticas / Interações Farmacodinâmicas / Índice de confiabilidade das interações medicamentosas / Significância clínica das interações /  Índice terapêutico / Interações farmacêuticas /  Mecanismos de interações / Interações e as condições gástricas /  Fatores que afetam as condições gástricas / Confiabilidade das interações medicamentosas / Volume de distribuição / Biotransformação de fármacos e os sítios específicos  / Indutores e inibidores enzimáticos (CYP450) / Medicamentos oncológicos e interações / Anticorpos monoclonais, hormônios e imunoterapia e as interações medicamentosas / Interações medicamentosas x medicamentos utilizados no tratamento do Câncer.  

Semiologia Farmacêutica em Pacientes Oncológicos

Fundamentos da semiologia farmacêutica: Conceito e aplicações clínicas. /  Relação farmacêutico - paciente. / Aspectos éticos da propedêutica farmacêutica. / Acolhimento ao paciente. / Anamnese farmacêutica: Técnicas de comunicação. / Componentes fundamentais da entrevista. / Histórico de doenças e cirurgias. / Histórico farmacoterapêutico (antineoplásicos, paliativos, outros) / Queixa principal e identificação de necessidades. / Documentação e registros / Registro de consultas farmacêuticas. / Semiotécnica: Exame físico: objetivos e abrangência. / Instrumentos: relação, descrição e uso / Elementos de semiotécnica: Semiologia da dor. Semiologia da febre. Semiologia do edema. Semiologia da dispneia. Exame geral: etapas, preparo e execução. Sinais vitais (com e sem equipamentos) / Temperatura. / Pulso (pescoço, braço e região inguinal) / Frequência respiratória. (tórax) / Pressão arterial (braço e perna) Técnicas de exame físico: Inspeção. Palpação. Percussão. Ausculta. / Exame físico do segmento da cabeça e pescoço:  Avaliação dos olhos. Avaliação de orelhas, nariz e garganta. / Exame físico do tórax: Avaliação cardiovascular / ECG avaliação / Alteração de ECG / Fármacos responsáveis por alterar o intervalo QT / Avaliação respiratória (sibilos, crepitações, estertores) / Exame físico do abdome: Avaliação do sistema gastrointestinal. / Alterações da fisiologia gastrintestinal pelo uso de medicamentos antineoplásicos e paliativos / Avaliação do sistema urinário. / Alterações da fisiologia renal pelo uso de medicamentos antineoplásicos e paliativos / Exame físico do tegumento: Avaliação da pele. Avaliação dos anexos epidérmicos.

Toxicidades Inerentes ao Paciente Oncológico

Tecido e Órgãos Alvos para as Toxicidades por Quimioterápicos Antineoplásicos / Toxicidade aos Quimioterápicos Antineoplásicos de Administração por Via Endovenosa (EV): Hematológica / Cutânea / Cardíaca / Renal / Hepática / Estratégias de Avaliação para o Controle e Tratamento das toxicidades de Administração por Via Endovenosa / Toxicidade aos Quimioterápicos Antineoplásicos de Administração por Via Oral (VO): Hematológica / Cutânea / Cardíaca / Renal / Hepática / Estratégias de Avaliação para o Controle e Tratamento das toxicidades de Administração por Via Oral / Toxicidades aos Inibidores do Receptor do Fator de Crescimento Epidérmico / Toxicidades Inerentes ao Uso de Inibidores da Tirosina-Quinase/ Toxicidades Inerentes ao Uso de Anticorpos Monoclonais / Toxicidades Imunomediadas Relacionadas ao Uso de Imunoterapia (Anti-PD1, Anti-PDL1, Anti-CTLA4) / Toxicidade à Radioterapia em Pacientes com Câncer de Pulmão/  Mama / Próstata / Glioblastoma / Toxicidade no SNC / Toxicidade pelo Uso de Outros Medicamentos Utilizados por Pacientes Oncológicos.

Avaliação de Diagnósticos e Interpretação de Exames em Pacientes Oncológicos

Integrar os conhecimentos em acompanhamento de exames laboratoriais do paciente oncológico à prática clínica do profissional farmacêutico oncologista. Desenvolvimento de competências para o trabalho clínico do farmacêutico oncologista inserido na Equipe Multiprofissional de Terapia Antineoplásica.

Exames Laboratoriais: Hemograma / Função Hepática / Função Renal / Eletrólitos e Distúrbios Eletrolíticos/ Biomarcadores / Biópsia de tecido / Biópsia Líquida / Biologia Molecular dos Tipos de Câncer / Painéis genéticos / Estadiamento e Exame Anatomopatológico.

Pesquisa Clínica em Oncologia

A descoberta de um novo fármaco / Aspectos éticos da experimentação humana / O perigo do uso empírico e disseminado de uma substância sem comprovação científica de eficácia / Princípios da Pesquisa Clínica  / Fundamentos éticos da Pesquisa Clínica / Tipos de Estudos Clínicos  / Delineamento de Estudos Clínicos / Fases da pesquisa Clínica / Implicações éticas das diferentes fases da pesquisa clínica / Papel do Farmacêutico nos estudos clínicos / Responsabilidades dos Farmacêuticos nos estudos clínicos / Boas Práticas em Estudos Clínicos / CNS 466/12 / Comitê de ética em Pesquisa Humana / Farmacoeconomia / Estudos Clínicos em Oncologia  / Farmacovigilância / Estudos abertos no Brasil / Acesso Expandido e Uso Compassivo.

Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica em Oncologia

Capacitar Farmacêuticos para Atuarem no Âmbito da Farmácia Oncológica com Foco no Paciente / Desenvolver Mecanismos de Conhecimento para a Atenção Farmacêutica Voltada para Pacientes Oncológicos / Atenção Farmacêutica Individualizada / Adesão ao tratamento / Segurança e Cuidado com a terapêutica prescrita / Estudo das neoplasias / Epidemiologia e etiologia do câncer / Prevenção e controle do câncer no Brasil / Diagnóstico e tratamento dos tumores sólidos e hematológicos / Fármacos utilizados na terapia oral de pacientes com câncer / Efeitos adversos decorrentes da farmacoterapia antineoplásica / Metodologias ativas em Atenção Farmacêutica.

Cuidado Multiprofissional e Integrado do Paciente Oncológico

Conceituação do cuidado / Avanço da medicina / Panorama do câncer no Brasil e no mundo / Estimativa de Câncer / Perfil do paciente Oncológico / Impacto socioeconômico do diagnóstico de câncer / Planejamento estratégico da linha de cuidado / Conceituação / Dificuldades na implantação da linha de cuidado / Como implantar uma linha de cuidado / Importância da comunicação / Momentos críticos de comunicação / Padronização da comunicação / Equipe Multiprofissional em Oncologia:  Assistência Médica /  Saúde mental / Assistência farmacêutica / Serviço Social / Assistência de enfermagem / Assistência odontológica em oncologia / Fisioterapia / Assistência nutricional em oncologia / Fonoaudiologia em oncologia.

Manejo das Complicações Relacionadas ao Tratamento Oncológico

Quimioterápicos antineoplásicos / Toxicidades Inerentes ao Uso de Agentes Alquilantes / Agentes Antimetabolitos / Derivados vegetais / Manejo das Toxicidades Hematológicas / Dérmicas / Inibidores da Aromatase  /Toxicidades Inerentes ao uso dos Inibidores da Aromatase / Manejo das Toxicidades / Hormonioterapia / Toxicidades Inerentes ao uso de Hormônios /  Manejo das toxicidades Hormonais  / Anticorpos Monoclonais / Toxicidades inerentes ao uso Anticorpos monoclonais / Inibidores de Tirosina Quinase (ITK) / Toxicidades Inerentes ao uso de ITK / Imunoterapia e Drogas Atuantes em Ckeckpoints para o Tratamento do Câncer de Pulmão,  Mama, Ovário e Gástrico /Toxicidades Inerentes ao uso de Imunoterápicos / Manejo das toxicidades Imunomediadas ocasionadas pelo uso Imunoterápicos.

Práticas Integrativas em Oncologia

Definição Medicina Alternativas Complementares (MAC) / Histórico da Oncologia Integrativa no Brasil e no Mundo / Importância das Práticas Integrativas na Oncologia / Relação do Farmacêutico – Paciente / Equipe Multidisciplinar / Acupuntura e suas aplicações no paciente oncológico / Meditação, tipos e benefícios / Fitoterápicos utilizados na oncologia / Outras Terapias Integrativas.

Cuidados Paliativos em Oncologia

Capacitar farmacêuticos para atuação em Cuidados Paliativos em Oncologia, nas diversas formas de assistência e para os vários perfis de pacientes que deles necessitam. Além disso, ampliar habilidades de comunicação e tomada de decisões difíceis, em situações de terminalidade, baseada em princípios bioéticos, compreendendo a morte como uma condição natural da vida. Alívio e Conforto, Voltados às Demandas do Tratamento Farmacológico / Sinergia com Outras Medidas Não-Farmacológicas / Diagnóstico e indicações de cuidados paliativos/ Modelos de Assistência Domiciliar e Hospitalar / A importância da Equipe Multiprofissional e Multidisciplinar em Cuidados Paliativos / Ações que Visem o Monitoramento Preventivo com Relação aos Problemas Relacionados aos Medicamentos / Manejo dos Sintomas do Paciente com Câncer Terminal / Habilidades na Construção de um Projeto Terapêutico para o Paciente Oncológico e a família.

Farmacologia Oncológica: Imunoterapia e Terapia Alvo

Aprofundar o conhecimento dos alunos na área oncológica com o foco na temática de imunoterapia e terapia alvo, conhecendo as particularidades dos tratamentos, toxicidades e indicações. Terapia Alvo / Definição / Indicação / Tipos de Tumores x Terapia Alvo / Perfil de Pacientes que Podem Receber a Terapia Alvo / Abordagem Molecular / Perfil de Toxicidades das Terapias Alvos / Fatores Impeditivos para o Tratamento / Vantagens e Desvantagens do Uso de Terapia Alvo / Imunoterapia / Definição / Indicação /Tipos de Tumores x Imunoterapia / Perfil de pacientes que Podem Receber Imunoterapia / Vantagens e Desvantagens do Tratamento à Base de Imunoterápicos.

Protocolo de Tratamento e Patologia - Câncer de Mama, Útero e Ovário

Epidemiologia / Etiologia / Bases Biológicas / Patogênese / Avaliação Clínica / Avaliação Laboratorial / Estadiamento / Critérios de Resposta ao Tratamento / Protocolos de Tratamento / Tratamento Farmacológico.

Protocolo de Tratamento e Patologia - Câncer de Pele e SNC

Definição e Marcas do Câncer / Estimativa do Câncer no Brasil / Fisiologia da Pele e seus Componentes Celulares / Epidemiologia / Fatores de Risco / Carcinoma Basocelular (CBC) / Estadiamento do Carcinoma Basocelular -  Carcinoma Espinocelular e Melanoma / Carcinoma Basocelular (CBC) – Tratamento / Carcinoma Espinocelular (CEC) /Tratamento / Melanoma / Classificação do Melanoma / Tratamento / Estadiamento / Terapia adjuvante/ Metastática  / Opção terapêutica por Estágio Clínico / Imunoterapia / Sobrevida / Protocolo de tratamento e patologia do SNC / Tumores de SNC / Tipos de Tumores / Classificação dos tumores / Epidemiologia  / Fatores de Risco  / Sinais e Sintomas  / Diagnóstico / Fatores Prognósticos e Preditivos / Mutações proteicas X marcadores tumorais / Critérios para a Escolha do Tratamento /  Terapias Inovadoras / Quimioterápicos Antineoplásicos.

Protocolo de Tratamento - Câncer de Próstata Colo e Reto

Epidemiologia / Etiologia / Bases Biológicas / Patogênese / Avaliação Clínica / Avaliação Laboratorial / Estadiamento / Critérios de Resposta ao Tratamento / Protocolos de Tratamento / Tratamento Farmacológico.

Protocolo de Tratamento e Patologia - Câncer de Traqueia, Brônquio, Pulmão e Laringe

Epidemiologia / Etiologia / Bases Biológicas / Patogênese / Avaliação Clínica / Avaliação Laboratorial / Estadiamento / Critérios de Resposta ao Tratamento / Protocolos de Tratamento / Tratamento Farmacológico.

Protocolo de Tratamento e Patologia - Leucemias e Linfomas

Epidemiologia / Linfoma de Hodgkin / Linfoma Não Hodgkin (Grandes Células B, Folicular e Manto) / Leucemia Mieloide Aguda e Crônica / Leucemia Linfoide Aguda e Crônica / Etiologia / Bases Biológicas / Patogênese / Avaliação Clínica / Avaliação Laboratorial / Estadiamento / Critérios de Resposta ao Tratamento / Protocolos de Tratamento / Tratamento Farmacológico / Neoplasias linfoides/ Neoplasias Mieloides / Policitemia Vera / Trombocitemia Essencial / Metaplasia Meloide.

Protocolo de Tratamento e Patologia - Tumores Ósseos e Partes Moles

Epidemiologia / Estatística / Fisiopatologia do Câncer de Osso / Diagnóstico e Estadiamento / Patogênese dos Tumores Ósseos / Osteossarcoma / Sarcoma de Ewing / Condrossarcoma / Histiocitoma Fibroso Maligno / Fibrossarcoma, Tumor Ósseo de Células Gigantes / Cordoma / Linfoma não Hodgkin / Mieloma Múltiplo / Tumores Benignos do Osso / Tipos de tratamento utilizados para os tumores ósseos / Fisiopatologia dos cânceres de partes moles / Sarcomas de Partes Moles / Fibrossarcoma / Angiossarcoma / Sarcoma de Células Claras / Tumor de Células Desmoplásicas pequenas e redondas / Sarcoma Epitelioide / Sarcoma Fibromixoide de Baixo Grau / Tumor Estromal Gastrointestinal (GIST) / Sarcoma de Kaposi / Lipossarcomas / Mesenquimoma Maligno / Tumores dos Nervos Periféricos Malignos / Mixofibrossarcomas de Baixo Grau / Rabdomiossarcoma / Sarcoma Sinovial / Tipos de Tratamento Utilizados para os Tumores de Partes Moles.

Protocolo de Tratamento e Patologia - Câncer de Pâncreas, Fígado e Estômago

Epidemiologia / Etiologia / Bases Biológicas / Patogênese / Avaliação Clínica / Avaliação Laboratorial / Estadiamento / Critérios de Resposta ao Tratamento / Protocolos de Tratamento / Tratamento Farmacológico.

Oncogenética e Painel de Risco hereditário

Aconselhamento Genético / Risco Genético de Câncer Carcinogênese molecular / Síndromes Hereditárias ao Câncer: Mama e Ovário / Mama e Cólon / Retinoblastoma Hereditário / Síndromes de Neoplasia Endócrina Múltipla / Melanoma com Caráter Hereditário / Predisposição Hereditária ao Câncer de Mama / Correlação Fenótipo e Genótipo nas Síndromes de Predisposição Hereditária ao Câncer de Mama / Fenótipos Sobrepostos / Análise Molecular com Painéis de Genes / Painéis Multigênicos / Diagnóstico Molecular do Câncer Hereditário / Critérios e Indicações para Teste Genético.

Oncopediatria

Introdução a Oncologia Pediátrica / O Paciente Pediátrico em Oncologia / O Câncer na Infância / Definição / Epidemiologia / Diagnóstico Precoce e Tardio do Câncer Infantil / Tratamento do Câncer Infantil / Quimioterapia / Radioterapia / Cirurgia / Transplante de Medula óssea / Assistência Farmacêutica / Principais Esquemas de Tratamento Farmacológico do Câncer Infantil /Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente Pediátrico com Câncer / Orientação aos Pais sobre o Tratamento Farmacológico / Efeitos dos Medicamentos.

Investimento

Temos o melhor custo benefício para o seu momento financeiro e profissional. Invista agora no futuro da sua carreira. - fale com o nosso gestor de relacionamento.

Saiba Mais

Próxima turma

Você não precisa esperar pela formação de novas turmas para dar o primeiro passo para o sucesso em sua carreira. Matricule-se e tenha acesso imediato as aulas.

Inscreva-se

Carga horária

Você decide em quanto tempo vai terminar o estudo das 400 horas de conteúdo disponíveis – sendo, o tempo mínimo de 6 meses e máximo de 24 meses. O investimento não é feito em mensalidades, mas sim, em um valor total parcelado.

Saiba Mais

Por que escolher o ICTQ

Nota máxima no MEC

Temos o conceito máximo no MEC por sermos a melhor instituição de Ensino Superior Farmacêutico

Plataforma Segura

Dispomos da melhor e mais segura plataforma de gestão acadêmica com o sistema Totvs

Produção Original de Conteúdo

Conteúdo com vídeo aulas, vídeos documentários, e-books e áudios books 100% originais e exclusivos do ICTQ

Atendimento Smart

Atendimento smart aos alunos com retorno médio de 30 minutos em todas as plataformas

Mais de 50 mil especializados

Reconhecimento de mercado com mais de 50 mil profissionais especializados nos últimos 15 anos

Pharma Class

Encontros ao vivo com os melhores mentores do mercado farmacêutico

Depoimento dos alunos

Estou muito satisfeito com o curso, e inclusive ele foi essencial para a minha transição de carreira. Fui contratado como Farmacêutico Hospitalar, antes mesmos de terminar minha pós-graduação. O curso...

Maurício dos Santos da Silva CRF-SC 10999
Pós em Farmácia Hospitalar e Acompanhamento Oncológico

Tive a satisfação e o privilégio de fazer parte da pós graduação em Farmácia Hospitalar e Acompanhamento Oncológico pelo ICTQ, onde abriu as portas para o início da minha carreira...

Mabi de Almeida CRF-MT: 539905
Pós em Farmácia Hospitalar e Acompanhamento Oncológico

Tive o prazer em ter aulas com o professor Nelson ministrando Oncologia com tanta maestria e domínio do assunto. Ele ensina com tanto amor que os conhecimentos passados a nós...

Renata Nunes Franco CRF-SP 59848
Pós e Farmácia Hospitalar Oncológica

Garanta sua vaga

Reserve sua vaga agora e obtenha mais informações

100%
Online

Formulário registrado!

Aguarde o redirecionamento...

Reserve sua vaga agora e obtenha mais informações!

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS