Desenvolvimento de Fármacos no Brasil

Segundo o ministério da Ciência e Tecnologia a pesquisa de novos fármacos e medicamentos é uma área estratégica para independência e desenvolvimento de nosso país. De certa forma, países detentores de tecnologias na produção de fármacos e medicamentos, controlam o sistema de saúde mundial. Nesse aspecto, é de fundamental importância nos questionarmos: é necessário inovar? Podemos? Como?. A resposta a esses questionamentos nos permite dentre das políticas públicas traçar os planos necessários para que o país seja um produtor de novos fármacos e medicamentos. Intuito esse longínquo há tempos passados hoje se torna mais palpável devido ao interesse das indústrias no desenvolvimento, em longo prazo, de novos produtos farmacêuticos.

Se analisarmos o mercado farmacêutico mundial de 1999 a 2009 podemos observar um crescimento anual significativo. A despeito da questão do acesso ao medicamento, nosso país acompanha a tendência mundial com crescimento nos últimos anos impulsionado em parte pelas políticas de saúde adotadas pelos governos. Entretanto, quando analisamos a questão do fármaco a realidade modifica. Pouquíssimas novas moléculas são descobertas, e do investimento da indústria em novos compostos, poucos de fato chegam ao mercado. Entender os aspectos que dificultam esse processo de inovação no país é de fundamental importância para desenharmos estratégias mais adequadas durante o processo de desenvolvimento de novos fármacos e medicamentos.

Uma questão que nos vem à tona no processo de descoberta de novos fármacos é o investimento da indústria farmacêutica. É paradoxo, se analisarmos os anos entre 1996 a 2006, pois observaremos que o número de novas moléculas diminui, a despeito de um maior investimento por parte da indústria farmacêutica. Entre 1996 e 2004 o investimento na descoberta de novos fármacos pelas indústrias praticamente triplicou, e ainda assim o número de moléculas descobertas diminuiu. Refletir sobre os motivos de tal paradoxo também se torna importante para melhorar o gerenciamento em pesquisa e desenvolvimento.

Nesse contexto, torna-se fundamental aprofundarmos nos aspectos da descoberta de novos fármacos e entender as principais estratégias disponíveis e adotadas para a descoberta de um novo fármaco nas etapas de desenvolvimento.

No curso de Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos se discutirá os aspectos relacionados à pesquisa de novos fármacos desde a etapa do planejamento de novas moléculas até a utilização pelo usuário do medicamento passando pelas diferentes etapas de desenvolvimento. O objetivo é permitir um melhor entendimento sobre o processo de descoberta que auxilie na descoberta e gerenciamento de novos fármacos.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS