Qualquer farmacêutico bem informado sobre a profissão é capaz de notar que temos nos aproximado, cada vez mais, do cuidado direto ao paciente. Esse é realmente o futuro da profissão farmacêutica no Brasil: a atuação clínica.
Farmacêuticos estão proibidos de realizar procedimentos estéticos, afirma CFM
O Conselho Federal de Medicina (CFM) usou seu perfil oficial no Instagram, na quarta-feira (25/11), para postar uma decisão, que ainda cabe recurso, em que alega que farmacêuticos estão proibidos de realizar procedimentos dermatológicos estéticos, como aplicação de botox e laserterapia, realização de peelings, preenchimentos e bichectomias. Contudo, muitos internautas estão comentando que a informação não procede, pois, trata-se de uma decisão sobre uma Resolução antiga, que já foi substituída por outras normativas sobre o tema a favor dos farmacêuticos.
As principais atuações do farmacêutico em estética
A farmácia estética é um campo fértil de possibilidades para atuação do farmacêutico, que tem vislumbrado nela melhores rendimentos e mais autonomia. Com a regulamentação do segmento, em 2013, foram surgindo dúvidas sobre quais procedimentos o profissional poderia realizar em consultório. Por isso, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou a Resolução 616/15, que definiu os requisitos técnicos para o exercício profissional na saúde estética.
Anatomia Facial e Corporal
Cada vez mais novos procedimentos e tecnologias surgem como alternativas de combate aos efeitos do envelhecimento cutâneo. Os procedimentos da farmácia estética disponíveis têm sido aliados importantes do farmacêutico que deseja atuar nessa área. Contudo, para dominar as técnicas é preciso conhecimento não apenas dos produtos e tecnologias, mas sobretudo da anatomia facial e corporal, visando evitar intercorrências e resultados indesejados aos pacientes.
Farmacêutica é presa ministrando curso de forma irregular de farmácia estética
Neste sábado (10/04), uma farmacêutica, de 37 anos, foi presa em flagrante, em um quarto de hotel em Araranguá (SC), por exercício irregular da profissão quando ministrava cursos de farmácia estética.
4 áreas de atuação do farmacêutico em saúde estética
A saúde estética é uma área que, cada vez mais, cresce no Brasil e, com isso, amplia as oportunidades para profissionais farmacêuticos que buscam outros ramos de atuação na carreira. Público consumidor e oportunidade não faltam, afinal, o mercado da beleza movimenta, por ano, cerca de R$ 42,6 bilhões de reais.
Ozonioterapia: Um negócio lucrativo para Farmacêuticos
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou, no ano passado, a Resolução 685/20, que reconhece como atribuição do farmacêutico os serviços em ozonioterapia como prática complementar e integrativa, passando a ser mais uma das diversas possibilidades que o profissional pode seguir, especialmente na saúde estética, área que tem atraído cada vez mais a atenção de quem almeja melhores salários e autonomia no exercício de suas funções.
HARMONIZAÇÃO FACIAL - PROTOCOLO FARMACÊUTICO
As possibilidades de melhores salários e, principalmente, autonomia profissional e financeira fazem da estética um dos campos mais desejados pelos farmacêuticos na atualidade. Com rol de procedimentos muito apreciado por famosos, que buscam estar sempre ‘impecáveis’, a estética, antes exclusiva da medicina, viu seu acesso ser democratizado por biomédicos, dentistas e pelos próprios farmacêuticos.Prva disso é que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou a Resolução 616/15 que definiu os requisitos técnicos para o exercício profissional na saúde estética. Ao farmacêutico esteta cabe realizar recursos terapêuticos invasivos não cirúrgicos, aplicação de toxina botulínica, microagulhamento, preenchimento dérmico, entre outros.
Farmacêutico na estética conquista autonomia financeira
A atuação do farmacêutico no contato direto com o paciente, com vistas à promoção da saúde, tem ampliado as possibilidades de trabalho, inclusive permitindo sua atuação numa das áreas mais promissoras da atualidade: a de estética. Esse mercado tem crescido vertiginosamente e proporcionado ganhos expressivos e, consequentemente, autonomia financeira aos profissionais.
Exames laboratoriais definem procedimentos e estratégias do farmacêutico esteta
A tão visada saúde estética como campo de atuação do farmacêutico requer conhecimentos além dos adquiridos na graduação para que o profissional possa desenvolver um trabalho de excelência. Além disso, a área permite a realização de procedimentos minimamente invasivos, mas que aumentam o risco de intercorrências. Isso, inevitavelmente, exige um profissional com conhecimento multidisciplinar, compreendendo, inclusive, as tratativas com exames laboratoriais.
Prevenção é o caminho para evitar intercorrências em farmácia estética
A farmácia estética tem uma regulamentação considerada recente, de 2013, mas tem crescido e atraído cada vez mais a atenção dos farmacêuticos que buscam sair do lugar comum, se desafiar e, principalmente, ser donos do próprio negócio. Sai na frente aquele que melhor se capacitar e que tem o foco na prevenção de possíveis intercorrências.
Atuação do farmacêutico esteta no tratamento da gordura localizada
A gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo em determinadas regiões do corpo por uma predisposição individual, e pode ser decorrente de vários fatores, como constituição física, hereditariedade, localização dos receptores adrenérgicos, entre outros. O farmacêutico especialista em estética é um aliado dos que querem tratar a gordura localizada, e recobrar sua saúde.
Cosméticos e dermocosméticos: diferenças que o farmacêutico deve conhecer
Em estética, o termo cosmético é bem usual e conhecido por pacientes e farmacêuticos. Mas, será que o mesmo ocorre com os dermocosméticos? As palavras vêm do campo da Cosmetologia, mas têm definições e aplicações diferentes.
Como o farmacêutico pode se lançar no mercado de estética
O mercado em saúde estética está em alta expansão no Brasil. Independente dos tempos de crise, os gastos com beleza e autoestima fazem parte do orçamento dos brasileiros. O País é o terceiro no mundo – atrás somente de Estados Unidos e China – que mais consome estética. Claro que essa é uma excelente oportunidade de negócio.
Cuidados em biossegurança ao se trabalhar com farmácia estética
Durante o planejamento de um consultório de estética, o farmacêutico já precisa ter em mente os cuidados com biossegurança permanente que o irão acompanhar em toda a vida útil de seu negócio. Por mais que possa parecer um serviço seguro de ser ofertado, na estética há riscos tanto para o profissional, como para o paciente, fazendo com que medidas de higiene e proteção sejam condições essenciais para o funcionamento do empreendimento. Em tempos de pandemia de uma doença com alto poder infeccioso, como a Covid-19, se torna mais fácil compreender a adoção dessas práticas.