A rede de farmácias Super Popular abriu sua primeira unidade no município de Hortolândia, interior de São Paulo, em 2012, e já conta com 36 estabelecimentos em 16 cidades da região, além de Uberaba e Patos de Minas, em Minas Gerais. A rede possui 320 colaboradores, sendo 69 deles, farmacêuticos.
O presidente da Super Popular, Thales Jardim Portes, é farmacêutico por formação e, antes de abrir a primeira farmácia da rede, trabalhou durante seis anos no varejo. “Sempre tive o sonho de ter meu próprio negócio e, em 2012, estudei esse modelo de farmácias populares. Por conta isso, achei que estava preparado para enfrentar os desafios. Assim surgiu a Super Popular”, conta ele, entusiasmado.
É claro que Portes enfrentou obstáculos no decorrer da sua trajetória, principalmente porque ele acreditava em um novo modelo de negócio. “Contudo, fomos incluindo muitos processos até chegar no que temos hoje. Rompemos e quebramos muitas barreiras, desde de layout até o mix de produtos. Desejo chegar ainda mais longe, quem sabe ser uma das maiores do varejo farmacêutico neste modelo popular. Acredito que o varejo farmacêutico tem muito a oferecer, por muitos anos ainda, crescendo acima de dois dígitos”, ressalta Portes.
Para oferecer aos seus clientes sempre os melhores preços, a Super Popular negocia as compras da rede junto aos maiores laboratórios do Brasil, por meio da Farmarcas, (uma associação criada para administrar agrupamentos farmacêuticos, à qual a marca é associada).
A aposta em um modelo de farmácias atrativas, com aparência chamativa, instalações práticas e preços competitivos fez com que as 668 lojas das redes populares ligadas à Farmarcas conquistassem um expressivo crescimento, muito acima do mercado. Em uma análise que considera as nove redes da administradora, incluído as populares (como a Super Popular) e as não populares, o crescimento de 2017 para 2018 foi de 46%. Também muito acima do mercado.
Especificamente sobre a rede Super Popular, em 2018, o índice de crescimento orgânico no faturamento da rede foi de 50%, chegando ao montante de quase R$ 85 milhões. Em 2017, esse valor foi de mais de R$ 56 milhões. Os dados são o resultado da soma do crescimento do número de lojas e do aumento do faturamento individual.
Como funciona o processo seletivo
Segundo informações da farmacêutica e diretora Administrativa na Super Popular, Pollyanna Tamascia Portes, o processo seletivo é simples e acontece mediante a apreciação dos currículos que chegam por indicação, por cadastro no próprio site da empresa ou por busca em cadastros de currículos de farmacêuticos nos sites dos Conselhos Regionais. Com isso, os selecionados são convidados para realizar uma avaliação de competências e histórico profissional. “O farmacêutico contratado trabalha por 44 horas semanais, e como as unidades abrem aos domingos e feriados, o profissional atua contando como horas extras. O principal requisito exigido é possuir formação acadêmica e experiência de atendimento ao público”, comenta ela.
A Super Popular oferece os mesmos benefícios para todos os colaboradores: convênio com a unidade em que trabalha, convênio odontológico e médico (custeado pelo funcionário, porém com custo é menor), cartão aniversário e auxílio maternidade. Em se tratando de plano de carreira, Pollyana reconhece que é uma escalada curta, pois não há muitos degraus para subir dentro do varejo. Mas, a rede reconhece que o farmacêutico é o profissional mais importante dentro das unidades, e que ele pode começar, por exemplo, como substituto e se dedicar para chegar à gerente responsável pela unidade, consequentemente, adquirir ainda mais experiência e aumentar o salário.
“O farmacêutico é um dos nossos principais colaboradores, nosso ponto focal, porque ele é o responsável por executar tarefas técnicas, por garantir a segurança nos processos e manter a qualidade. Trabalhamos, inclusive, com o Núcleo de coordenação farmacêutica, onde uma profissional farmacêutica atua para cuidar dos nossos farmacêuticos, para repassar informações técnicas relevantes e estreitar a comunicação entre os farmacêuticos e todas as unidades da rede”, revela Pollyana.
Posicionamento estratégico e de mercado
As redes populares possuem um posicionamento estratégico bem definido: serem reconhecidas em qualquer lugar do Brasil como referência em preço baixo ao consumidor com um alto nível de atendimento, mesclando isso à padronização de layout e excelência na gestão.
A Farmarcas busca proporcionar constante capacitação para as farmácias das redes associadas e um modelo de gestão de negócios inovador, oferecendo facilidade no acesso a informações estratégicas para a tomada de decisão.
Outro benefício se dá na negociação coletiva com fornecedores, como ocorre com a obtenção de taxas mais competitivas junto às operadoras de cartão de crédito e débito e com compras em condições comerciais agressivas.
Opinião do mercado
A Super Popular aparece no ranking de consulta da Infojobs sobre a classificação das melhores empresas para trabalhar no Brasil. No site é possível consultar apenas 12 avaliações sobre a rede, e esse ranking é atualizado mensalmente.
Com base nessas avaliações, a pontuação média da Super Popular é de 4.0, de um total de 5 pontos: sobre Oportunidade de Promoção, 3.2; Conciliação com a Vida Familiar, 4.3; Ambiente de Trabalho, 4.3; e Benefícios, 2.7. Cerca de 88% dos profissionais que trabalham ou trabalharam na empresa dizem que indicariam a Super Popular para um amigo e 60% aprovam a diretoria.
Já segundo o site de oportunidades profissionais, Love Mondays - uma plataforma online de empregos - a satisfação geral dos funcionários com a companhia é de 4.0, de um total de 5 pontos. Essa pontuação considera a média de pontos obtidos em Remuneração e Benefícios (5.0), Oportunidade de Carreira (2.0), Cultura da Empresa (5.0) e Qualidade de Vida (5.0).
Nesse portal, a média salarial do farmacêutico da rede fica em torno de R$ 3.301,00, e o de gerente farmacêutico R$ 5.700,00, com base nos salários postados. Entre os profissionais que já trabalharam ou trabalham na empresa, 100 % a recomendariam a um amigo.
No site Indeed, outra plataforma de classificados de empregos, a rede é muito bem avaliada. Sobre Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal a rede recebe a pontuação de 5.0; Salários e Benefícios, 5.0; Estabilidade e Promoção, 5.0; Gerência, 5.0; e sobre a Cultura da empresa a pontuação é 5.0. A respeito da liderança da rede, 100 % dos funcionários aprovam o desempenho do CEO.
As plataformas digitais de classificados de emprego, como Love Mondays, Indeed e Infojobs, ajudam os profissionais a identificar pontos positivos e negativos. As avaliações são atualizadas mensalmente e são feitas por funcionários que já atuaram nas empresas.
Depoimentos
A farmacêutica, dra. Jaqueline Bruneto de Souza, começou a trabalhar na Super Popular da Campos Salles – Campinas (SP), em outubro de 2016, como responsável técnica. Em outubro de 2018 foi promovida a coordenadora farmacêutica. “Hoje cuido da parte farmacêutica de 36 lojas, onde oriento, tiro supostas dúvidas dos farmacêuticos, promovo treinamento quando necessário. Faço criação de POPs, Manual de Boas Práticas e PGRSS. Faço a parte de regularização das documentações das lojas, como Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Farmácia e Prefeitura. Oriento e faço o cadastramento dos responsáveis técnicos junto ao sistema SNGPC”, ressalta ela.
A colaboradora da Super Popular acredita que o farmacêutico é um agente transformador, que veio para melhorar a qualidade de vida do paciente, fazendo uma orientação segura, passando confiança e aplicando seu aprendizado.
O farmacêutico e supervisor sênior, dr. Ricardo Castilho Duarte, começou a trabalhar na Super Popular em janeiro de 2013, em Bragança Paulista (SP). Em março de 2016 recebeu o convite para atuar como supervisor, segundo ele o aprendizado sempre foi contínuo, desde o momento em que ele começou a trabalhar na rede.
“Os processos das unidades são bem definidos, e isso ajuda na demanda dos colaboradores. Eu comecei no balcão, como farmacêutico, atuava com PDV, fazia dispensação de medicamentos, controle de estoque, SNGPC, documentações da loja, entre outras atribuições que cabem ao farmacêutico realizar dentro de uma farmácia. Eu sempre me dediquei ao meu trabalho, tenho muita satisfação em ser farmacêutico e poder atuar em uma empresa que me dá respaldo e infraestrutura para atuar”, diz ele,
Atualmente, as principais atribuições do Duarte como supervisor é fazer visitas nas unidades e acompanhar algumas reuniões com a diretoria. “Hoje meu trabalho é um pouco mais complexo de quando entrei, pois eu tenho que garantir a execução dos processos dentro das unidades, então eu acompanho desde o layout, limpeza, organização, preços, controle de validade (onde cada colaborador tem o seu setor) eu acompanho e garanto que os processos aconteçam como planejado”, afirma.
Duarte relata que a experiência adquirida foi por ter passado por diversos setores dentro da empresa, com isso, ele adquiriu bagagem e autonomia para lidar com a demanda com tranquilidade e maturidade. “Sempre tivemos espírito de equipe dentro das unidades, e isso ajuda na motivação individual dos colaboradores que estão e que já passaram por aqui. A empresa possui essa habilidade de saber valorizar e tratar bem os colaboradores, pois, sabemos que para obtermos êxito, é necessário o engajamento de todos”, conclui o farmacêutico da Super Popular.
Entre as entrevistas realizadas para a produção desta matéria, apenas um ex-funcionário (que não quis se identificar) comentou sobre excesso de trabalho em períodos pontuais. Porém, ele reconheceu que esse detalhe não faz da rede um local ruim, ao contrário, ele teceu outros elogios à Super Popular, enquanto empresa empregadora.
Mais sobre a Farmarcas
A Farmarcas é uma associação criada para administrar agrupamentos farmacêuticos e redes associativistas, tendo como foco a capacitação dos empresários e a excelência na gestão das lojas. Atualmente, fazem parte da empresa as redes Drogarias Ultra Popular, Farmácia Super Popular, Farma100, Entrefarma, Drogarias Maxi Popular, Farmácias BigFort, AC Farma, Megapharma e Farmaestra.
Na Farmarcas, uma equipe de especialistas dispõe de ferramentas gerenciais exclusivas, desenvolvidas e testadas pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) - que reúne mais de nove mil farmácias independentes em todo o Brasil - com o compromisso de orientar, apoiar e servir aos associados, para que atuem com alta eficiência operacional e se tornem cada vez mais competitivos e prósperos. A equipe trabalha para fazer com que a empresa seja reconhecida como a melhor e mais eficiente na gestão de agrupamentos de farmácias do Brasil.