Com 70 anos de mercado, o Teuto é um dos maiores complexos farmacêuticos da América Latina, com mais de 100 mil metros quadrados e 3,5 mil colaboradores. Foi pioneiro em genéricos, que hoje representam 50% da sua linha de medicamentos, com mais de 700 apresentações em portfólio. Quem objetiva trabalhar na empresa deve atentar para algumas recomendações da gerente administrativa e de RH do Teuto, Elizabeth Junqueira, que o ICTQ publica com exclusividade.
1. Estágio conta pontos − É importante que o profissional recém-formado tenha experiência em estágio, no qual ele poderá adquirir vivência dos conhecimentos adquiridos. Apesar de não ser fundamental, a realização do estágio é um diferencial para quem acaba de se formar.
2. Habilidades necessárias − Foco em resultados, comportamento ético, proatividade e bom relacionamento interpessoal.
3. Competências − Vão de acordo com a área de atuação do profissional. No entanto, é fundamental que o farmacêutico tenha conhecimento dos processos industriais referentes à produção e qualidade.
4. Relacionamento − Comunicação, senso de cooperação e facilidade para trabalhar em equipe são essenciais.
5. Pós-graduação é muito importante − Em todas as áreas, principalmente nas de desenvolvimento. Fundamental para progressão de carreira.
6. Atualize-se − Além da formação é importante estar atualizado, tanto tecnicamente quanto em relação ao mercado farmacêutico.
7. Dicas de ouro para concorrer a uma vaga:
- Apresentar os requisitos solicitados para a vaga pleiteada. Evite enviar currículo para qualquer coisa, isso desvaloriza o profissional
- Ter um idioma alternativo (inglês ou espanhol) é imprescindível para o mundo globalizado
- Gostar do que faz – você está certo da profissão que escolheu? É nesta empresa que você gostaria de trabalhar?. Esteja também alinhado à filosofia e aos valores da companhia
- Ter o senso de ética, justiça e responsabilidade como valores pessoais e profissionais
- Senso de urgência
Mais sobre o Teuto
A companhia investiu, nos últimos anos, R$ 200 milhões em expansão produtiva, excelência operacional e valorização profissional. Um esforço que, segundo a organização, resultou na ampliação da capacidade de produção do setor de sólidos de 640 milhões para 1 bilhão de unidades/mês e na inauguração de uma nova unidade de injetáveis, cuja produção saltou de 17 milhões para 35 milhões de unidades/mês.
Além dos treinamentos oferecidos para a equipe, o que gera oportunidades de crescimento profissional − nos últimos anos foram mais de três mil promoções internas, segundo Elizabeth Junqueira −, o Teuto contou com a parceria da Bosch para a instalação do que há de mais moderno no mundo em tecnologias e maquinários. Em uma iniciativa inédita no Brasil, a companhia alemã disponibilizou serviço de instalação (turn key) para o Teuto, com técnicos da empresa.
Outra iniciativa é a atualização no exterior. Desde 2015, profissionais das áreas industriais, de apoio e qualidade participam de treinamentos nas plantas da Pfizer em Porto Rico, Puurs (Bélgica), Toluca (México) e Nova York (EUA). As ações também são replicadas internamente em todos os setores da indústria, segundo Elizabeth Junqueira.