PERFIL
A carreira farmacêutica especializada em gestão de marketing, apesar de relativamente nova, é muito valorizada pelo mercado de trabalho e vem se tornando cada vez mais complexa devido ao acirramento da concorrência entre as empresas do setor farmacêutico.
O farmacêutico que segue a carreira de Gestão em Marketing se diferencia da maioria dos profissionais que atuam nessa área por possuir conhecimento específico na área de medicamentos. Os maiores salários estão nas indústrias farmacêutica e cosméticas, consequentemente os melhores empregos são ofertados nos Estados que possuem polos fabris como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco. Existem oportunidades mais isoladas em Brasília (DF), Manaus (AM) e Toledo (PR).
Merece destaque também o fato de que quando esta carreira é exercida simultaneamente com a carreira de farmacêutico empreendedor os conhecimentos de Gestão em Marketing aumentam consideravelmente as possibilidades de sucesso do empresário, principalmente no varejo farmacêutico.
Ser farmacêutico gestor de marketing exige do profissional conhecimentos aprofundados em estratégia e marketing. Habilidades como criatividade e comunicação são imprescindíveis. O inglês é obrigatório para que o profissional tenha acesso a conteúdos internacionais.
O que faz
Nas empresas do ramo farmacêutico:
- Administra a carteira de clientes e monitora seu desempenho e satisfação;
- Interpreta o comportamento dos consumidores e as suas influências;
- Planeja e desenvolve novos produtos e serviços, marcas, embalagens e diferenciais;
- Implanta sistema de pesquisa capaz de balizar as decisões estratégicas da empresa;
- Monitora as ações da concorrência e cria estratégias para sua neutralização;
- Participa efetivamente da elaboração do planejamento estratégico da empresa;
- É responsável pelo monitoramento de possíveis oportunidades de mercado;
- Seleciona mercados-alvos e seus segmentos;
- É responsável pelo estabelecimento de estratégias de preço e distribuição;
- Define as estratégias de promoção de vendas e comunicação;
- Estabelece ações de endomarketing.
- Participa efetivamente da organização das estruturas comerciais;
- Realiza o controle do orçamentário do setor de marketing;
- Desenvolve ações de marketing junto aos stakeholders do negócio;
- Participa da elaboração e operacionalização do plano de vendas;
-Elabora e operacionaliza o plano de marketing, considerando os recursos disponíveis na organização.
Onde atua
- Indústrias farmacêuticas;
- Indústrias cosméticas;
- Indústrias de alimentos;
- Empresas de logística farmacêutica;
- Consultorias especializadas;
- Farmácias magistrais;
- Laboratórios de análises clínicas;
- Distribuidoras de medicamentos.
- Varejo Farmacêutico
Faixa salarial
De R$ 3.000,00 a R$ 30.000,00
Como se preparar
O curso de graduação em Farmácia é muito importante para profissionais que desejam seguir a carreira de farmacêutico gestor de marketing. Uma especialização que unifique os conceitos de farmácia e de estratégia é imprescindível para o exercício dessa carreira.
O ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico é pioneiro nos cursos de gestão farmacêutica. O Intituto oferece o curso de pós-graduação intitulado Administração Estratégica de Drogarias e Farmácia e é o único a ter, em seu quadro, professores renomados, como o Dr. Leonardo Doro Pires, um dos profissionais de maior atuação na área.