PERFIL
A carreira de farmacêutico ambiental vem sendo cada vez mais demandada pelo mercado de trabalho. Numa época em que as exigências relacionadas ao controle ambiental são cada vez maiores, o farmacêutico desponta como profissional preparado para atuar nesse promissor nicho de mercado.
Um promissor campo de atuação para estes profissionais é o tratamento de água e esgotos industriais. Devido ao aumento da regulação ambiental, estas empresas investem cada vez mais na área. Caso o profissional opte por seguir carreira no controle ambiental de indústrias farmacêuticas e cosméticas as oportunidades estão em Estados que possuem polos industriais como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco. Existem oportunidades mais isoladas em Brasília (DF), Manaus (AM) e Toledo (PR). Vale lembrar que o número de profissionais envolvidos com o controle ambiental nessas empresas é muito inferior aos envolvidos nas outras carreiras farmacêuticas industriais, o que restringe a oferta de oportunidades.
Ser especialista ambiental (controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental) exige do profissional aptidão para tarefas analíticas, conhecimentos aprofundados em química e microbiologia, capacidade de concentração e organização. Esta carreira é regulada pela Resolução 463, do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O inglês é indispensável e o espanhol pode ser um diferencial para profissionais que pretendem atuar nessa carreira.
O que faz
Em laboratórios técnicos:
- Realiza a análise e o controle de qualidade de águas minerais e residuais, para uso e consumo humano,
em todas as suas formas e padrões de potabilidade;
- Realiza o controle de operação das estações de tratamento de água e esgotos domésticos e industriais,
de piscinas, praias, balneários, hotéis, condomínios e congêneres;
- Realiza coleta de amostras;
- Realiza análises físico-químicas e microbiológicas por meio de metodologia específica;
- Emite e assina laudos e pareceres técnicos;
- Realiza o controle de qualidade de água utilizada como reagente e para fins terapêuticos;
- Planeja e elabora programação de ações de controle ambiental na sua área de atuação;
- Responsabiliza-se pela gestão das rotinas laboratoriais.
Onde atua
- Laboratórios de análise ambiental.
- Indústrias Farmacêuticas
- Indústrias Farmoquímicas
- Indústrias Cosméticas
Faixa salarial
De R$ 1.200,00 a R$ 9.000,00
Como se preparar
O curso de graduação em farmácia é o mais indicado para profissionais que desejam seguir carreira em controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental. Uma especialização em controle de qualidade ou gestão ambiental é fundamental para ascensão profissional.
O ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico oferece o curso de pósgraduação Controle de Qualidade na Indústria Farmacêutica, além de possuir em seu quadro professores renomados, com exclusividade.