PERFIL
A carreira de farmacêutico desportivo é demandada pelas instituições que regulam as mais diversas modalidades esportivas. Recentemente esta carreira vem ganhando espaço com a prescrição farmacêutica de suplementos alimentares.
Ser especialista em toxicologia desportiva exige do profissional conhecimentos específicos desta área. É preciso ser proficiente em toxicologia, principalmente nas áreas desportivas, além de ter conhecimentos nas áreas de química analítica e instrumental. Exige do profissional aptidão para tarefas analíticas, gestão de laboratórios e capacidade de concentração. Ter domínio de outros idiomas, principalmente do inglês, é imprescindível.
O que faz
- Gerencia o laboratório de análises toxicológicas;
- Atua como responsável técnico geral do laboratório ou de apenas do setor de análises toxicológicas, que realiza análise do sangue e de outros fluidos de atletas;
- É responsável por gerenciar a qualidade do laboratório, garantindo a exatidão dos exames realizados;
- É responsável pela supervisão técnica, operacional e administrativa;
- Cria programas de controle de qualidade interno e externo;
- Desvenda e analisa casos de dopping ou de uso abusivo de substâncias químicas, por meio de exames sanguíneos e de outros fluidos corporais dos atletas. - No varejo farmacêutico pode atuar prestando atenção farmacêutica no que se refere ao consumo de suplementos alimentares.
Onde atua
- Laboratórios analíticos
- Varejo Farmacêutico
Faixa salarial
De R$ 1.800,00 a R$ 15.000,00
Como se preparar
O curso de graduação em Farmácia é imprescindível para profissionais que desejam seguir a carreira de farmacêutico desportista. A especialização intitulada Análises Toxicológicas é muito importante para o desenvolvimento da carreira.
O ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico possui esse curso e é líder no mercado brasileiro em pós-graduação para farmacêuticos. O ICTQ possui um quadro de professores renomados, com exclusividade, como o ex-diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello.