PERFIL
A carreira de farmacêutico acupunturista vem ganhando visibilidade, graças à Portaria 971/06, do Ministério da Saúde, que inseriu a prática no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta profissão pode ser exercida por todos os profissionais da saúde, desde que a sua atuação seja regulamentada pelos respectivos conselhos federais profissionais.
Esta é uma carreira ainda muito restrita, em que o profissional farmacêutico não possui exclusividade de atuação. Além da atuação no SUS existe a possibilidade de atuação em clínicas particulares, preferencialmente em cidades de médio e grande portes.
Uma possibilidade de alavancar a carreira de Farmacêutico Acupunturista é empreender na área, onde o profissional pode abrir a própria clínica e passar a atuar também como Farmacêutico Empreendedor. A acupuntura é reconhecida como especialidade farmacêutica pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio da Resolução 353/2000. Esta nova vertente da farmácia é mais um campo de atuação do farmacêutico e, desta forma, a pesquisa e desenvolvimento desta ciência milenar se expandem. O exercício dessa carreira requer formação e conhecimento aprofundados dessa técnica chinesa milenar.
O que faz
Em clinicas e hospitais:
- Realiza anamnese do paciente;
- Seleciona os pontos onde a acupuntura será realizada e aplica a técnica (com agulhas);
- Avalia sinais e sintomas e prepara o paciente;
- Efetua assepsia do local, garantindo a segurança do paciente quanto ao risco de contaminação;
- Planeja procedimentos de acordo com as necessidades e demandas dos pacientes;
- Corrige desequilíbrios energéticos para normalização do organismo;
- Presta orientação ao paciente sobre medidas preventivas;
- Estabelece contato, com o objetivo de se informar sobre os resultados da técnica, fazer marcação de nova sessão (se necessário) e garantir a satisfação do paciente;
- Controla estoque, para garantir que todos os materiais necessários não faltem e, desta forma, não haja comprometimento do tratamento;
- Conhece e aplica as regras de biossegurança no local de trabalho;
- Treina pessoal para auxiliar nas sessões de acupuntura;
- Indica fitoterápicos, quando necessário;
- Registra informações técnicas e documentação específica.
Onde atua
- Hospitais públicos;
- Hospitais privados;
- Clínicas.
Faixa salarial
De R$ 1.800,00 a R$ 15.000,00
Como se preparar
O curso de graduação em Farmácia é imprescindível para profissionais que desejam seguir carreira de farmacêutico acupunturista. Especialização em acupuntura é obrigatória. Aconselha-se que antes de ingressar em um curso, o profissional verifique a validade dele junto ao seu Conselho Regional de Farmácia.
O ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico oferece cursos na área de gestão farmacêutica que podem complementar a formação do acupunturista, possibilitando que ele seja capaz de gerir as rotinas da empresa onde atua ou o próprio negócio.